
A Universidade de São Paulo (USP), por meio de sua Reitoria, anuncia a abertura das inscrições para o curso presencial de difusão “Teatros entre Artes: Dramaturgias e Políticas do Espaço do Campo Verbo-Cênico-Visual”. A iniciativa é voltada para pesquisadores, criadores e interessados nas áreas de dramaturgia, escrita literária, encenação teatral e artes visuais, reforçando o compromisso da universidade com a formação crítica e inovadora nas artes contemporâneas.
USP lança formação gratuita de Teatro contemporâneo, dramaturgia e artes visuais
O curso busca apresentar um panorama atualizado das principais tendências do campo das artes contemporâneas, estimulando novas linhas de reflexão crítica e elementos inovadores para a criação artística. O eixo teórico propõe o acompanhamento das transformações no tratamento do espaço na obra de arte, com ênfase em diferentes formas de teatralidade que transpassam linguagens — do texto ao palco, do desenho a instalações audiovisuais.
Dentre os temas abordados estão: a encenação de histórias e teorias da violência, análises sobre corpo e gêneros, e discussões aprofundadas sobre a relação entre obra, cena, discurso político e as forças sociais que influenciam e desafiam a criação artística.
Estrutura do Curso e Conteúdo Programático
O curso tem duração total de 8 horas e está dividido em quatro aulas temáticas, que abordarão os seguintes tópicos:
- Aula 1: Teatralidade entre artes – obra, espaço e espaçamento dos corpos em Samuel Beckett e Alberto Giacometti
- Aula 2: “Pensamento vertical” – espaço teatral, espaço urbano e teatros da violência em William Kentridge
- Aula 3: Fora de escala – do “museu vivo” ao “museu-mundo” e além (Marcel Broodthaers, Hélio Oiticica, Teatro Oficina, Nuno Ramos)
- Aula 4: Ao fim do teatro – teatros da voz e corpos dissidentes em Harold Pinter, Grace Passô e Veronica Stigger
Inscrições Gratuitas e Processo de Seleção do Curso de Teatro da USP:
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente via Plataforma APOLO até o dia 8 de maio de 2025. A seleção dos participantes será realizada por sorteio, previsto para acontecer no dia 9 de maio de 2025.
O curso pretende promover debates transversais que ampliem o repertório de criação artística no texto, na cena e nas múltiplas dimensões do fazer visual-conceitual nas artes contemporâneas. Também visa potencializar novas articulações entre as diferentes expressões artísticas e manifestações sociais, políticas e culturais no contexto atual.