O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) é um importante centro de pesquisa e divulgação da arqueologia e etnologia do Brasil. Fundado em 1968, o museu abriga um vasto acervo de peças arqueológicas e etnográficas, que retratam a diversidade cultural e histórica do país.
A instituição desempenha papel relevante nas pesquisas e no desenvolvimento científico na área de Arqueologia e Etnologia, oferecendo disciplinas de graduação e programas de pós-graduação em Arqueologia e Museologia reconhecidos internacionalmente.
Como forma de difundir o conhecimento da área, o MAE/USP está oferecendo quatro opções de cursos totalmente gratuitos e abertos à comunidade externa e candidato que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos no tema.
USP abre inscrições para Cursos de Arqueologia GRATUITOS:
São oferecidas 240 vagas em quatro opções de cursos:
1. As pesquisas arqueológicas no Vale do Rio Peruaçu
O curso fornece um panorama atualizado das pesquisas científicas realizadas no Vale do Rio Peruaçu. São 40 vagas gratuitas e com carga horária total de 4 horas.
No curso de extensão, serão abordados temas principais das pesquisas arqueológicas no vale do rio Peruaçu, incluindo o histórico das pesquisas, os sítios arqueológicos, escavações, grafismos rupestres, a importância do Peruaçu na arqueologia brasileira e global. Será uma apresentação introdutória sobre esses tópicos.
As inscrições ocorrem por ordem de inscrição até 29 de julho.
Local de realização: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Centro de Visitantes – Rezar (BR-135, s/n – Fabião I, Januária – MG, 39480-000, Brasil).
2. História e arqueologia da colonização grega na Croácia
O curso é destinado a Arqueólogos, historiadores, estudantes de arqueologia e interessados em geral e tem como proposta apresentar a Arqueologia da Colonização Grega no Litoral da Croácia.
A duração total é de 10 horas divididas em quatro temas:
1. A colonização grega no Mar Adriático
2. A colonização grega na Dalmácia Central e as populações locais
3. Pharos e Issa
4. As sub-colônias de Issa: Lumbarda, Tragyrion e Epetion
O curso é oferecido a distância e conta com oferta de 120 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada.
3. Introdução à Arqueologia Brasileira
O curso tem como proposta apresenta os fundamentos da Arqueologia Brasileira ao público leigo.
Neste curso de extensão, serão abordados temas importantes da Arqueologia Brasileira, como o povoamento da América, Luzia e os Povos de Lagoa Santa, a coexistência entre humanos e megafauna extinta, arqueologia amazônica e a cerâmica, o Antropoceno, arqueologia Tupiguarani, os Povos Jê e ceramistas do Sul e Centro do Brasil, e a arqueologia histórica e legislação. Será uma apresentação introdutória sobre esses temas.
São oferecidas 40 vagas para o curso com inscrições até o dia 29 de julho de 2024.
Local de Realização: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Centro de Visitantes – Rezar (BR-135, s/n – Fabião I, Januária – MG, 39480-000, Brasil)
4. Introdução à Arqueologia: métodos
O curso tem duração de 4 horas e tem como proposta apresentar ao público geral os principais métodos arqueológicos utilizados pelos pesquisadores.
Local de Realização: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Centro de Visitantes – Rezar (BR-135, s/n – Fabião I, Januária – MG, 39480-000, Brasil)
Detalhes adicionais dos cursos de Arqueologia da USP:
Todos os cursos oferecidos pelo MAE da USP são gratuitos e contam com especificidades que estão destacada no endereço do processo seletivo. Portanto, recomenda-se que o interessado entre no site da instituição e confira as informações relevantes do curso para o qual pleiteia vaga.
Confira mais detalhes no site:
https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormCursosOferecidosListar?oriins=W&codund=71