A Universidade de São Paulo – USP por meio do Museu Paulista está promovendo inscrições para o curso Pintar e Esculpir a Memória: os imaginários da independência do Brasil.
Conheça o curso sobre imaginários da Independência do Brasil:
O curso, ofertado na modalidade a distância tem como objetivo levar os alunos a refletirem a construção de imaginários da independência do Brasil a partir da análise de pinturas históricas e monumentos políticos públicos produzidos nos séculos XIX e XX.
Dessa forma, serão trabalhadas obras da época, entendendo que a ideia de nação é criada mediante a representação do seu passado, por meio de narrativas históricas, mas imagens e pinturas.
Carga horária e estrutura curricular:
A carga horária do curso é de 4 horas, onde serão trabalhados os temas e ementas a seguir:
- 1. A independência no imaginário brasileiro: primeiras representações KNAUSS, Paulo. A festa da imagem: a afirmação da escultura pública no Brasil do século XIX. 19&20, Rio de Janeiro, v. V, n. 4, out./dez. 2010. PRADO, Maria Ligia Coelho. O artista entre a história, a política e a pintura: retratando a independência no século XIX. Revista electrónica de estudios latinoamericanos, vol. 7, núm. 25, octubre-diciembre, 2008, pp. 17-29 RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros. Memória em Bronze: monumento equestre de D. Pedro I. In KNAUSS, Paulo (coord.) Cidade Vaidosa: imagens urbanas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.
- 2. “Independência ou Morte!”, de Pedro Américo: a inserção da colina do Ipiranga no imaginário da independência MENESES, Ulpiano T. Bezerra de (org.). Às margens do Ipiranga: 1890-1990. São Paulo: Museu Paulista – USP, 1990. OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles; MATTOS, Claudia Valladão. O Brado do Ipiranga. São Paulo: EDUSP, 1999 OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles. O espetáculo do Ipiranga: reflexões preliminares sobre o imaginário da Independência. Anais do Museu Paulista-Nova série, São Paulo, v. 3, p. 195-208,1995.
- 3. Reivindicação de um protagonismo paulista: o Monumento à Independência, de Ettore Ximenes BREFE, Ana Claudia Brefe. Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional (1917-1945). São Paulo: Editora Unesp: Museu Paulista, 2005. CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, MONTEIRO, Michelli Cristine Scapol. São Paulo na disputa pelo passado: o Monumento à Independência de Ettore Ximenes. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, São Paulo, 2017.
- 4. Para além do Ipiranga: outras representações da independência LIMA Jr., Carlos Rogério. Um artista às Margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional. Dissertação (Mestrado) – IEB/USP, São Paulo, 2015. KRAAY, Hendrik. Between Brazil and Bahia: Celebrating Dois de Julho in Nineteenth-Century Salvador. Journal of Latin American Studies, 31, p. 255-286, 1999. SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil. Revista brasileira de Ciências Sociais, São Paulo , v. 17, n. 50, p. 143-159, Oct. 2002.
Inscrições e prazos do curso:
As inscrições ocorrem de 23 de agosto a 09 de setembro de 2021, pela plataforma APOLO.
A seleção dos alunos será por meio de Sorteio Eletrônico, a ser realizado em 10 de setembro de 2021.
Acesse o Formulário de INSCRIÇÃO para o curso.
Curso: Pintar e esculpir a memória: os imaginários da independência do Brasil Instituição: USP - Universidade de São Paulo Tipo: Extensão Modalidade: a distância Carga Horária: 4 horas Vagas: 100 vagas Inscrições: Até 09/09