O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – PROFHISTORIA abriu o Edital destinado ao preenchimento de vagas para o curso no ano letivo de 2024, para graduados em nível superior que tenham interesse em ingressar no Mestrado no ano que vem.
UNICAMP e UNIFESP oferecem Mestrado para professores:
O Edital do Exame Nacional de Acesso foi publicado com intuito de garantir e definir os critérios para o oferecimento de 672 vagas para o Mestrado Profissional em História vinculado à diversas instituições associadas espalhadas por todo o Brasil. No entanto, destacam-se as duas universidades paulistas que estão credenciadas pelo programa.
O ProfHistória visa formar professores da Educação Básica, desenvolvendo ações de pesquisa e extensão nos seguintes temas do processo:
- Saberes Históricos no Espaço Escolar
- Linguagens e Narrativas Histórias: Produção e Difusão
- Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
Seleção do Mestrado para Professores:
O edital anunciado pela instituição tem como premissa a formação de turmas para o ano de 2024, nas diversas instituições de ensino espalhadas pelos Estados Brasileiros. O processo estará aberto para qualquer cidadão que atenda aos seguintes requisitos:
- Portador de Diploma de Curso Superior de Licenciatura
- Ser Professor da Rede Pública, na disciplina de História
Distribuição das vagas para Mestrado em História em 2024:
Para o Estado de São Paulo estão sendo oferecidas 41 vagas nas universidades de Campinas e São Paulo, conforme a seguir:
- UNICAMP – Universidade de Campinas – 15 Vagas
- UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo – 26 Vagas
Prazos de inscrição:
Interessados devem efetuar as inscrições no site do programa, até o dia 10 de outubro de 2023, pelo endereço: https://www.econrio.com.br/index.php/course/mestrado-profissional-em-ensino-de-historia-profhistoria-2024/ A taxa de inscrição é de R$ 130,00.
Etapa de seleção para Mestrado em História:
O processo de seleção será por meio do Exame Nacional de Acesso, realizado conforme data estabelecida no edital. O exame contará com prova objetiva de 20 questões e prova discursiva.
A classificação dos candidatos será de acordo com a nota obtida no processo seletivo, em ordem decrescente e separada por instituição de ensino.