2025Cursos GratuitosEADExtensãoOportunidadeUFS
News

UFS: 3.750 vagas abertas em Curso de Formação 100% EAD

Você está em busca de qualificação profissional em uma área essencial para a educação brasileira? A Universidade Federal de Sergipe (UFS) acaba de lançar uma oportunidade imperdível para educadores e estudantes interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas. Com certificação oficial e totalmente gratuito, este curso representa uma chance única de atualização pedagógica alinhada às exigências da legislação educacional brasileira, permitindo que você transforme suas práticas docentes e amplie horizontes profissionais.

UFS abre 3.750 vagas para Curso de Formação em Educação Quilombola EAD:

Publicidade...

De acordo com o Edital nº 12/2025/CESAD/UAB/UFS, publicado em 26 de fevereiro de 2025, o Centro de Educação Superior a Distância (CESAD), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecerá o curso de extensão “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas”. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).

O curso será oferecido integralmente na modalidade a distância, com carga horária total de 120 horas distribuídas ao longo de 3 meses. As aulas combinarão atividades síncronas e assíncronas através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido especialmente para esta formação.

A estrutura pedagógica está organizada em quatro módulos focados na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ). Entre os principais objetivos do curso, destacam-se o fomento ao letramento racial, a capacitação de profissionais para atuação em consonância com os princípios da ERER e EEQ, e o fortalecimento da implementação do Artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

3.750 vagas disponíveis: não perca sua chance!

Para esta primeira oferta, a UFS disponibilizará 3.750 vagas, com a possibilidade de novas chamadas para vagas remanescentes. Os candidatos excedentes comporão lista de espera para eventual preenchimento adicional de vagas.

Publicidade

Quem pode se inscrever?

Podem participar desta seleção:

  • Professores e gestores da Educação Básica das redes públicas e privadas
  • Técnicos educacionais das redes públicas (municipal, estadual e federal)
  • Graduandos de cursos de licenciatura
  • Estudantes de pós-graduação

Para os estudantes de graduação em licenciatura, o curso poderá ser aproveitado como carga horária de Atividades Complementares, Componente Curricular, Disciplina Optativa ou Eletiva, conforme regulamentação de cada instituição de ensino superior.

Prazo de inscrição e Seleção

As inscrições já estão abertas e seguem até às 23h58 do dia 15 de março de 2025. Para se inscrever, os candidatos devem enviar a documentação completa exclusivamente para o e-mail [email protected].

A seleção será realizada em etapa única, por meio da análise dos documentos que comprovem a vinculação do candidato com a área da Educação. O resultado preliminar será divulgado em 21 de março de 2025, com período para recursos entre 22 e 24 de março, e resultado final no dia 25 de março de 2025.

Para receber o certificado, os participantes deverão concluir o curso com no mínimo 75% de frequência em cada módulo.

Publicidade!

Denis Costa

Denis Costa atua na internet desde 2008, por meio de web rádios, canais de Youtube e blogs. Desde 2018 atua no Portal PEBSP.com escrevendo notícias de concursos, processos seletivos e cursos gratuitos para professores. É Graduado em Pedagogia.

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
--- Publicidade ---
Botão Voltar ao topo