
Quer transformar sua atuação profissional com uma formação de excelência em História e Cultura? A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), está com inscrições abertas para o curso de Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo na modalidade a distância – EAD, uma oportunidade única para quem deseja aprofundar conhecimentos e ampliar competências acadêmicas e profissionais.
UFJF abre inscrições para Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo EAD
O Edital nº 24/2025 da UFJF detalha as normas para seleção e matrícula no curso, que possui carga horária total de 360 horas, distribuídas ao longo de 18 meses, não incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A especialização é ideal para graduados em História, Ciências Sociais, Filosofia, Artes e áreas afins, com diploma reconhecido pelo MEC. O curso é desenvolvido prioritariamente para docentes, com foco na prática docente e espaços de atuação do historiador.
A especialização é ofertada na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que contará com apoio docente, tutorias, atividades interativas e encontros presenciais obrigatórios nos polos de apoio presencial.
Distribuição das vagas oferecidas da Especialização em História do Brasil EAD:
Serão oferecidas 150 vagas ofertadas nos polos de Educação a Distância da UFJF:
- Juiz de Fora – 40 vagas
- São João Del Rei – 30 vagas
- Alterosa – 30 vagas
- Campos Gerais – 25 vagas
- Sabará – 25 vagas
Podem participar do processo seletivo portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, que desempenhem atividades docentes ou estejam interessados na formação continuada na área de História e Cultura.
Prazo de inscrição e processo seletivo
As inscrições estarão abertas de 24 de abril a 23 de maio de 2025. O candidato deve realizar sua inscrição exclusivamente pelo site www.cead.ufjf.br, enviando em formato PDF a documentação solicitada, incluindo diploma, documento oficial de identidade e a Carta de Intenção.
A seleção é baseada na avaliação da Carta de Intenção, que deve abordar as motivações do candidato, importância do curso, uso de tecnologias e disponibilidade de horário. Em caso de empate, serão considerados a maior idade e a maior nota obtida na carta.
O resultado final será divulgado em 8 de julho de 2025 no site do CEAD. Os aprovados devem confirmar matrícula via sistema SIGAX entre 14 e 17 de julho. Para excedentes, haverá uma segunda chamada com matrícula entre 28 e 30 de julho. As aulas começam em 12 de setembro de 2025, totalmente em ambiente virtual, com encontros presenciais obrigatórios conforme cronograma.