2023Concursos PúblicosSimulados

Simulado VUNESP: 20 Questões de Pedagogia para Cargos de Professor

A Fundação VUNESP é uma das mais importantes bancas de concursos públicos na Educação. Já organizou inúmeros concursos públicos para professores em diversas secretarias de educação.

Confira Simulado com 20 Questões da VUNESP em Pedagogia:

Publicidade...

 

 

 

Separamos neste simulado 20 questões de pedagogia e conhecimentos específicos aplicadas no últimos concursos da instituição. Confira:

Publicidade

1. VUNESP – 2023 – Prefeitura São Bernardo do Campo – Pedagogia

De acordo com Antunes (2003), a escola deve ter como objetivo a escrita de textos socialmente relevantes. Isso implica considerar que esses textos devem

a) priorizar a comunicação entre os alunos, contexto em que a exploração dos tipos e gêneros textuais é secundária, pois a preocupação com a função dos textos inibe a criatividade.
b) reproduzir a comunidade linguística a que a escola pertence e, desse modo, a produção de textos da escola, antes de priorizar a autoria dos alunos, tem de buscar os protótipos sociais.
c) explorar gradativamente a escrita, com expressões de menor complexidade (palavras ou frases) para, posteriormente, formar períodos mais densos até chegar a textos complexos.
d) corresponder àquilo que realmente se escreve fora do espaço escolar, pertencentes a gêneros que têm uma função social determinada, conforme as práticas vigentes na sociedade.
e) ser produzidos em conformidade com a norma-padrão, priorizando-se a ortografia e os demais aspectos gramaticais que definem a natureza de bons textos em língua materna.


2. VUNESP – 2023 – Prefeitura São Bernardo do Campo – Pedagogia

Que alternativa define a competência de pensamento sistêmico, conforme o documento Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de Aprendizagem, da UNESCO (2017)?

a) Clareza em compreender a especificidade dos fenômenos da natureza desvinculados da rede econômica global e da ação especulativa do grande capital.
b) Capacidade de focar em seu próprio papel na comunidade local em detrimento ao aspecto global da sociedade, garantindo condições de autoconhecimento e de valorização da própria cultura.
c) Implementar soluções ecológicas efetivas propostas por agentes com valores, princípios e objetivos estipulados de modo universal, tendo em vista a preservação do planeta.
d) Habilidade de reconhecer e compreender relacionamentos e pensar como os sistemas são incorporados dentro de diferentes domínios e diferentes escalas.
e) Dominar a ação empática, que permita a liderança de projetos de transformação global econômica, priorizando o desenvolvimento ante os limites impostos pela intransigência ambiental.


3. VUNESP – 2019 – Prefeitura de Ribeirão Preto – Pedagogia

Ao propor sua teoria do desenvolvimento do juízo moral das crianças, Piaget se volta para o estudo do jogo coletivo de regras, como a amarelinha e a bola de gude. De acordo com La Taille (1992), “Para Piaget, os jogos coletivos de regras são paradigmáticos para a moralidade humana”, porque

a) suas regras são necessárias e mutuamente acordadas para o funcionamento da brincadeira, garantindo princípios de justiça e honestidade à atividade.
b) a ética meritocrática piagetiana se desenvolve a partir da valorização da alta performance e da competitividade presente nos jogos.
c) são jogos culturalmente datados, revelando que não existem estruturas universais de desenvolvimento psíquico e moral.
d) Piaget prioriza o lúdico e o emocional como finalidade do juízo moral, em oposição a componentes cognitivos ou racionais.
e) revelam no brincar que a criança pequena é autônoma, comprovando que a autonomia é condição de partida do ser humano.


4. VUNESP – 2021 – Prefeitura de Guarulhos – Pedagogia

Conforme a Resolução CNE/CEB nº 5/09, art. 8º , as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, entre outros:

a) a divisão entre as dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
b) a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como atividade sem relação com o processo educativo.
c) o estabelecimento de uma relação de respeito com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão meritocrática da direção escolar.
d) a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.
e) a reprodução pelas crianças das informações culturalmente acumuladas e dos conhecimentos históricos.


5. VUNESP – 2021 – Prefeitura de Guarulhos – Pedagogia

A importância da educação das crianças pequenas e a incidência da educação no seu desenvolvimento posterior necessitam de um projeto educativo específico para a etapa infantil, suscetível de ser avaliado nas diferentes fases de sua aplicação. Conforme Arribas et alii (2004), na Educação Infantil, o professor deve entender a avaliação como um instrumento de investigação didática que, a partir da identificação, da coleta e do tratamento de dados, permite-lhe

a) comprovar as hipóteses de ação, com a finalidade de confirmá-las e introduzir nelas as modificações pertinentes.
b) conseguir o apoio da gestão escolar e dos pais na busca de recursos financeiros de instituições governamentais ou não governamentais que apoiem o desenvolvimento das crianças.
c) determinar quais crianças estão aptas para avançar, em função dos resultados apresentados em momentos de avaliação, para etapas superiores.
d) emitir juízos de valor sobre a criança ou sobre suas atividades dentro e fora de sala de aula, ou seja, sobre seu desempenho.
e) estabelecer uma classificação das crianças, determinando em que posição cada uma se encontra em relação a outra em termos educativos.


6. VUNESP – 2021 – Prefeitura de Guarulhos – Pedagogia

Com relação à criança e às artes visuais, o Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998, v. 3) apresenta o seguinte conteúdo do fazer artístico para crianças de zero a três anos, entre outros:

a) criação de pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais.
b) exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
c) exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas.
d) organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala e nas demais dependências da escola onde forem utilizados.
e) respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo e valorização das produções artísticas de outras crianças.


7. VUNESP – 2020 – Prefeitura de Sorocaba – Pedagogia

Pedro, estudando a LDBEN, Lei no 9.394/96, verificou, em seu Art. 23, que “A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. § 1o A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais”. Interessado em como ocorre a Operacionalização da Avaliação pela Escola para a Classificação e Reclassificação dos Alunos nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, consultou a Deliberação CMESO no 02/1999 e verificou que, na classificação e reclassificação do aluno, deve(m) prevalecer

a) os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
b) os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.
c) o desempenho do aluno na prova escrita.
d) o desempenho do aluno na entrevista.
e) a idade cronológica do aluno.


8. VUNESP – 2019 – Prefeitura de São José dos Campos – Pedagogia

De acordo com o artigo 212 da Constituição Federal Brasileira, de 1988, a União deve aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos.
Devem ser usados para as necessidades do ensino __________, _________ o montante destinado aos programas ___________ de alimentação e assistência à __________ .
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas com os termos a respeito desses recursos públicos destinados ao ensino.
a) fundamental … incluindo … suplementares … educação especial
b) fundamental … excluindo … obrigatórios … saúde
c) obrigatório … incluindo … suplementares … educação especial
d) obrigatório … excluindo … suplementares … saúde
e) obrigatório … incluindo … obrigatórios … saúde


9. VUNESP – 2019 – Prefeitura de São José dos Campos – Pedagogia

A respeito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), é correto afirmar que

a) corresponde a um sistema de ensino paralelo à oferta regular, que normatiza o funcionamento das escolas especializadas na educação e no atendimento de crianças com necessidades especiais.
b) se trata da oferta pública e aberta a todos os estudantes que apresentam dificuldade em sua performance acadêmica, inclusive aqueles já egressos do sistema regular de ensino.
c) é parte do projeto político pedagógico da escola, sendo preferencialmente ofertado na unidade escolar comum aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação e altas habilidades.
d) é voltado para estudantes com limitações severas de aprendizado, cuja inserção em sala de aula comum prejudica seu funcionamento regular e a oferta de uma educação de qualidade a todos.
e) tem caráter complementar à formação regular do aluno visando a sua autonomia e ao desenvolvimento, sendo, portanto, de oferta facultativa para os sistemas de ensino, conforme estabelecido pela Política Nacional de Educação Especial.


10. VUNESP – 2020 – Prefeitura de Cananéia – Pedagogia

A prática escolar reflexiva e democrática que amplia a autorreflexividade e, consequentemente, estimula uma pedagogia reflexiva e comunicativa a partir da discussão em equipe das práticas cotidianamente desenvolvidas, é denominada para Barbosa e Horn (2008),

a) estruturação espaço-temporal.
b) currículo reflexivo.
c) diário didático.
d) zonas circunscritas.
e) documentação pedagógica.


11. VUNESP – 2019 – Prefeitura de Cerquilho – Pedagogia

Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu art. 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Para que se cumpra o que é disposto em tal artigo, faz-se necessário compreender, entre outros pontos, o que significa educação inclusiva e como esta concebe a escola. No que diz respeito a tal necessidade, o trabalho de Edilene Aparecida Ropoli (2010) contribui quando explicita que “A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas

a) carências”.
b) diferenças”.
c) deficiências”.
d) semelhanças”.
e) necessidades”.


12. VUNESP – 2019 – Prefeitura de Francisco Morato – Pedagogia

O currículo do ensino fundamental é entendido, nas Diretrizes, Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, como constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento. Segundo as Diretrizes, o currículo tem uma base nacional comum, que é complementada por uma parte diversificada, que

a) são consideradas como dois blocos distintos.
b) são definidas pelo Ministério da Educação.
c) devem ser definidas pela escola.
d) devem abranger a realidade local e as características regionais.
e) constituem um todo integrado.


13. VUNESP – 2019 – Prefeitura de Francisco Morato – Pedagogia

Uma das principais leis educacionais do Brasil, a Lei Federal n° 9.394, de 20.12.96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ao tratar das disposições gerais da educação básica, em seu artigo 24, determina que a educação básica deverá organizar-se de acordo com regras comuns, dentre elas a seguinte:

a) a carga horária mínima anual será de mil horas para o ensino fundamental e para o ensino médio.
b) a carga horária mínima anual deverá ser distribuída por um mínimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar.
c) o controle de frequência ficará a cargo da escola, sendo exigida a frequência mínima de sessenta por cento do total de horas letivas para aprovação.
d) o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
e) as artes visuais, a dança, a música e o teatro são as disciplinas que constituirão o componente curricular do ensino da arte.


14. VUNESP – 2020 – Prefeitura de Piracicaba – Pedagogia

Conforme o artigo 53 da Lei n° 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. De acordo com o inciso V desse mesmo artigo, é assegurado à criança e ao adolescente o acesso à escola pública e gratuita,

a) na instituição de ensino e no horário escolhidos pela família, desde que a instituição esteja localizada na cidade de residência do aluno.
b) próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
c) em jornada de tempo integral, a ser garantida até o ano de 2024, além do acesso a material didático e alimentação durante o tempo de permanência na escola.
d) bem como a garantia de transporte escolar gratuito a todos os educandos da educação básica que residam a mais de um quilômetro e meio de distância da escola.
e) sendo asseguradas vagas no mesmo estabelecimento exclusivamente a irmãos gêmeos ou irmãos de criança com deficiência, menores de 12 anos, desde que estejam matriculados no mesmo ciclo do ensino fundamental.


15. VUNESP – 2019 – Prefeitura de Birigui – Pedagogia

A noção de “aprender a aprender” é recorrente nos escritos da área de educação, pelo menos desde a Escola Nova, nos anos de 1920. Segundo Telma Weisz, “se nessa época o aprender a aprender era visto como um desenvolvimento geral da lógica do aprendiz, hoje se sabe que há um desenvolvimento dessa lógica, sim, mas que apenas isso não garante essa capacidade”.
De acordo com a autora, para aprender a aprender,

a) basta empenho pessoal por parte do aluno.
b) o aprendiz precisa dominar conhecimentos de diferentes naturezas.
c) a sala de aula invertida é a configuração espacial que garante a postura investigativa dos alunos.
d) o educando precisa ter acesso a livros e não a informações obtidas com uso de computador.
e) o aluno precisa estar imerso em um ambiente de aprendizagem baseado nas metodologias ativas.


15. VUNESP – 2018 – Prefeitura de Marília – Pedagogia

Analise a seguinte produção escrita de uma criança durante seu processo de construção de esquemas conceituais.

Segundo o documento “A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos”, é correto afirmar que essa criança

a) compreendeu o funcionamento do sistema alfabético, como se pode verificar na escrita da palavra “menino”, grafada com as vogais E, O e I.
b) apresenta uma escrita silábica com valor sonoro, como se pode ver na escrita da palavra “elefante”, ao reconhecer oralmente que, no seu início, deve haver a letra E e no final a letra I.
c) apresenta uma escrita silábica sem correspondência sonora, buscando encontrar as menores unidades sonoras para reproduzi-las graficamente, como na escrita de seu nome “Arley”.
d) utiliza letras de forma aleatória, segundo a hipótese de que é necessária uma quantidade mínima de letras para que o escrito seja interpretável, sem fazer diferenciação entre as marcas figurativas e as não figurativas.
e) está em um momento de transição, aparentando conhecer alguns valores sonoros e desconhecer outros, tentando fazer coincidir a escrita e o enunciado oral.


16. VUNESP – 2019 – Prefeitura de Valinhos – Pedagogia

A Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, estabelece que alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/super-dotação devem ser matriculados

a) em classe, em que o atendimento educacional especializado seja voltado especificamente a cada uma das deficiências apresentadas pelos alunos.
b) nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado.
c) exclusivamente nas escolas que tenham condições físicas para o acesso dos alunos com múltiplas deficiências, que precisam do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
d) nas classes especiais, montadas nas escolas de ensino regular e que contam com professores devidamente qualificados, para atender cada aluno de acordo com sua deficiência.
e) em qualquer escola pública ou particular desde que ofereça de forma concomitante o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado(AEE) na mesma unidade.


17. VUNESP – 2019 – Prefeitura de Valinhos – Pedagogia

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, 2000 (vol. 1), as novas relações entre conhecimento e trabalho exigem capacidade de iniciativa e inovação e, mais do que nunca, “aprender a aprender”. Isso coloca, de acordo com o documento oficial, uma nova demanda para a escola, porque destina à educação básica a função de garantir condições para que o aluno construa instrumentos que o capacitem para um processo de

a) evolução social constante.
b) educação permanente.
c) utilização de novas tecnologias.
d) entendimento da realidade.
e) equilíbrio nas relações interpessoais.


18. VUNESP – 2018 – Prefeitura de Barretos – Pedagogia

Na reunião de planejamento no início do ano letivo, Patrícia, a coordenadora pedagógica da escola, apresentou, aos professores dos anos iniciais, a proposta de elaboração de um projeto de ensino e aprendizagem, apoiado na “pedagogia de projetos”, o qual vinham estudando desde o semestre anterior, com a obra de Moura (2010). A ideia era tomar como eixo articulador o estudo da cultura local, devido a sua relevância social, permitindo assim, o resgate histórico, uma maior interação entre a escola e a comunidade, bem como o encontro de gerações. As professoras de arte e de educação física sugeriram abordar as danças, em especial, aquelas que estão desaparecendo e que as gerações mais novas não conhecem. Com isso, pretendem buscar essas informações com as pessoas mais idosas da comunidade, conhecer as origens e significados dessas danças e, também, ensiná-las às crianças. Outros professores sugeriram integrar conteúdos das diferentes áreas e finalizar esse trabalho no mês do folclore em agosto, numa mostra cultural. De acordo com Moura, esse tipo de trabalho, pautado na pedagogia de projetos, contribui, para a formação integral do educando, criando condições de desenvolvimento cognitivo e social, ao proporcionar

a) uma aprendizagem significativa.
b) uma aprendizagem contemplativa.
c) melhor memorização dos conteúdos.
d) a aquisição de valores comunicativos.
e) a simples reprodução de conhecimento.


19. VUNESP – 2019 – Prefeitura de Barretos – Pedagogia

No volume 1 dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, no item “Orientações Didáticas”, quando se aborda a “diversidade”, alerta-se que as adaptações curriculares, necessárias para atender à diversidade existente no país, “não dão conta da diversidade no plano dos indivíduos em uma sala de aula” e adverte-se que “a escola, ao considerar a diversidade, tem como valor máximo o respeito às diferenças – não o elogio à desigualdade. As diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa; podem e devem ser fator de enriquecimento”. Essa ideia é corroborada por Mantoan (2001), no artigo “Abrindo as escolas às diferenças”, quando, ao analisar o exercício do trabalho coletivo e diversificado em sala de aula, afirma que ele desenvolve

a) sentimentos de inferioridade nos membros do grupo que têm deficiências, porque eles não conseguem contribuir de igual para igual para que o conjunto atinja as metas a que se propôs, inicialmente.
b) a cooperação, o reconhecimento das diferenças e a diversidade dos talentos humanos e a valorização do desempenho de cada pessoa para a consecução de metas comuns de um mesmo grupo.
c) tanto os estudantes normais quanto aqueles que têm deficiências, porque o esforço dos primeiros para ajudar na aprendizagem dos outros acaba por fortalecer as aprendizagens deles.
d) desigualmente, uns e outros, tudo dependendo do tipo de deficiência que a pessoa tenha e do grau de tolerância e generosidade dos membros do grupo que não são deficientes.
e) relações de cooperação, importantes para a vida social, mas que não apresenta bons resultados em termos de reais aprendizagens, podendo frustrar o grupo por não atingir metas cognitivas.


20. VUNESP – 2018 – Prefeitura de Barretos – Pedagogia

Historicamente o conceito de cuidar era específico ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil cuja finalidade era atender às necessidades primárias das crianças. Mas, atualmente, a Resolução CNE/CEB no 04/2010 destaca que a Educação Básica precisa considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, pois a sua centralidade está no educando, pessoa em formação na sua essência humana. Portanto, o educar e o cuidar são ações que precisam ser planejadas, sistematizadas, organizadas e compartilhadas entre crianças, professores, educadores, pais, sendo que cada um possui diferentes culturas e diferentes concepções de cuidar.
Diante do exposto, faz-se necessário que a escola estabeleça projetos voltados à interação escola-família como propõem Castro e Regattieri (2009), pois é preciso que essa interação ocorra

a) de forma seletiva.
b) pautada na tradição.
c) de maneira submissa.
d) de maneira operacional.
e) numa perspectiva processual.


Gabarito VUNESP Questões de Pedagogia:

 

01. D
02. D
03. A
04. A
05. A
06. C
07. A
08. D
09. C
10. E
11. B
12. E
13. D
14. B
15. B
16. B
17. E
18. A
19. B
20. E

SIMULADO 01 – VUNESP – PEDAGOGIA

 

Redação

A Redação do Site PEBSP.com é uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que amam escrever sobre cursos, concursos e oportunidades na Educação!

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo