A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou mudanças significativas na grade curricular a partir do próximo ano letivo. As aulas das disciplinas nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio terão sua duração estendida de 45 para 50 minutos.
Essa alteração resultará em 1 aula diária a menos para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, totalizando seis aulas por dia para quem estuda em período parcial nos turnos da manhã e da tarde. Até este ano, os estudantes das escolas parciais tinham 7 aulas de 45 minutos cada.
SEDUC – SP anuncia alteração na Grade Curricular para o ano de 2025 trazendo mudanças significativas para a Rede:
De acordo com a pasta, com a extensão do tempo de aula, os professores poderão planejar melhor suas atividades, proporcionando um ensino mais eficaz. Para os estudantes, isso significa uma maior oportunidade de absorver e compreender o conteúdo das disciplinas, especialmente em Português e Matemática, que terão um incremento significativo na carga horária.
Novos horários:
Além do aumento no tempo de aula, a Seduc-SP também ajustou os horários de saída dos alunos. Os estudantes do período matutino agora terão término das aulas às 12h20, enquanto os do período vespertino terminarão às 18h20.
Novo Ensino Médio: Maior Foco em Português e Matemática
Até 2025, a Seduc-SP implementará a nova matriz curricular do Ensino Médio, alinhada à Política Nacional do Ensino Médio (Lei nº 14.945/2024). A carga horária da formação básica geral será reorganizada para 2.400 horas, com 600 horas destinadas aos itinerários formativos.
Essa reformulação resultará em um aumento de 78% no tempo destinado às aulas de Língua Portuguesa e de 33% em Matemática para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. A estrutura dos itinerários formativos permanecerá inalterada, oferecendo três opções de áreas: duas acadêmicas (exatas e humanas) e uma técnica profissional.
Novas Disciplinas na Grade Curricular da SEDUC
A novidade inclui a inserção de duas novas disciplinas na matriz curricular da rede estadual de São Paulo. Alunos da 3ª série do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental terão, semanalmente, duas aulas adicionais de orientação de estudos em Matemática e duas de orientação de estudos em Língua Portuguesa.
Educação Financeira e Redação Ganham Espaço no Currículo
A disciplina de Educação Financeira, incorporada ao currículo paulista este ano, passará por uma reorganização. As aulas focadas em Matemática e na relação dos estudantes com o dinheiro serão obrigatórias para os alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, bem como para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Adicionalmente, a aula de Leitura e Redação será oferecida a todas as séries dos anos finais do Ensino Fundamental.
Renato Feder, Secretário da Educação de São Paulo, comentou sobre as mudanças: “A rede estadual paulista está se adequando às práticas já comuns em outras redes de ensino público. Com mais tempo de aula, os professores podem organizar melhor seus planos de ensino e os estudantes têm mais oportunidades para realizar suas tarefas e aprofundar o conhecimento nas disciplinas.”
As alterações promovidas pela Seduc-SP visam oferecer uma formação mais robusta em áreas fundamentais como Português e Matemática. A ampliação do tempo de aula e a inclusão de novas disciplinas são estratégias para preparar melhor os alunos para os desafios acadêmicos e profissionais futuros.
Confira outras novidades no Agência SP.
Ridículo essa nova grade. O professor para compor sua jornada terá que atribuir 2 períodos, variadas séries. Mas tempo e demanda de estudo. Quem muda radicalmente essa grade é visível que não teve os pés no ambiente escolar. Quer administrar sem saber.
O pior de tudo é o descaso com o PEB1 que aumentou a carga horária e não há orientações claras de como será , estamos a mercê desse desgoverno .
*Mais
As aulas de Português te cairiam bem!
Como você quer corrigir o amigo, então bora ver os seus erros primeiros. Em língua portuguesa, o pronome oblíquo vem após o verbo. Só acontece dele vir antes quando houver uma palavra atrativa (que, não, quando…). Antes de querer corrigir alguém, aprenda a norma culta da sua língua, se é que você entende.
Governo de SP sempre fazendo o retrocesso, ele altera o currículo fora do contexto do MEC depois reclama do IDEB colocando a culpa em todos se isentando da falcatrua que ele mesmo cria. Nunca irá para frente o currículo federal não tem nada haver com o currículo paulista (feito por pessoas que nem tem curso superior).
Falta de bom senso. Todos as disciplinas trabalham com leitura e interpretação de texto. O governo sempre responsabilizando outros setores, mas nunca a si mesmo. Todos somos marionetes, eles mexem os pauzinhos e nós rebolamos aqui em baixo.
Eletiva no ensino médio? Depois diz que estão preocupados, sem química, biologia, filosofia, sociologia, geografia, mas eletiva realmente é importante para o enem e vestibulares…
Onde está escrito que não terão mais essas matérias que você citou? Aliás, sua redação está meio confusa: as pessoas ficarão preocupadas porque já estão sem tais aulas ou ficar sem elas é que causará a preocupação?? Não estaria faltando algumas pontuações?
Já para você, falta relembrar o uso dos “porquês”, se é que já teve acesso a isso, algum dia, bem como algumas regras básicas de concordância verbal, considerando esse seu “estaria faltando algumas” !!! Deus nos livre !!
Priorizando o ensino tecnicista, para futuros indivíduos sem o lado humano, e indivíduos em uma sociedade doente.
O desgoverno do estado de São Paulo nos mostra que não há nada tão ruim que não possa piorar