O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) anuncia a abertura do processo seletivo para o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Patrimônio Cultural, conforme o Edital CGLAT nº 04/2024, publicado em 02 de outubro de 2024. Com início previsto para o primeiro trimestre de 2025, o curso tem como objetivo capacitar profissionais para a preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro.
Conheça a Pós-Graduação em Patrimônio Cultural do CEFET – RJ:
A pós-graduação será oferecida presencialmente no Campus Maracanã do Cefet/RJ, localizado na Avenida Maracanã, 229, Rio de Janeiro/RJ. Com uma carga horária total de 360 horas, as aulas ocorrerão às segundas-feiras, das 09:00 às 21:00, e às terças-feiras, das 09:00 às 18:00. Até 40% das aulas poderão ser realizadas de forma remota, garantindo flexibilidade aos estudantes.
O principal objetivo do curso é formar especialistas em Patrimônio Cultural, capacitando-os a desenvolver projetos e ações que promovam a preservação e valorização da cultura brasileira. Os participantes terão a oportunidade de elaborar uma monografia ao longo de oito meses, sob a orientação de professores qualificados e experientes na área.
Divisão das Vagas da Pós-graduação em Patrimônio Cultural:
Serão oferecidas 30 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- 15 vagas para ampla concorrência
- 10 vagas para pessoas negras (pretas ou pardas), quilombolas ou indígenas
- 5 vagas para pessoas com deficiência (PcD)
Inscrição e classificação
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC), até 25/11/2024.
O processo seletivo será composto por três etapas:
- Análise da Validade dos Documentos (Homologação)
- Avaliação do Pré-projeto de Pesquisa
- Arguição Oral sobre o Pré-projeto de Pesquisa e Currículo Lattes
A seleção final será baseada na pontuação dos candidatos, totalizando 100 pontos, distribuídos igualmente entre a avaliação do pré-projeto (50 pontos) e a arguição oral (50 pontos). Os 30 candidatos mais bem classificados serão convocados para a matrícula no curso.