2025Cursos GratuitosEADExtensãoOportunidadeUSP
News

Quer Aprender Mangá? USP Oferece Curso Online para Interessados!

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) acaba de lançar um curso inédito sobre mangá, acessível e online para o público externo. Intitulado “Oficina de Mangá – Arte do/no Mangá”, o programa é perfeito para quem deseja mergulhar na cultura japonesa e dominar a criação de personagens e ilustrações no estilo dos quadrinhos nipônicos.

USP anuncia inscrições para Curso de Mangá 100% EAD:

Publicidade...

Com duração de 20 horas e totalmente ministrado via Google Meet, o curso aborda desde a história do mangá até as técnicas de ilustração e criação de personagens. A eficácia do curso está em combinar teoria e prática, abrangendo desde os aspectos estéticos do mangá até comparações com quadrinhos europeus e americanos.

Além disso, o curso explora a evolução do mangá de sua origem, creditada ao artista Katsushika Hokusai, até o auge de sua influência no mundo contemporâneo, em especial na arte pop japonesa.

Estrutura do Curso: O Que Você Vai Aprender

Detalhado em dez aulas, o curso promete transformar tanto iniciantes quanto admiradores do mangá em criadores capacitados. Confira os temas abordados em cada aula:

  • Aula 1: Introdução, história do mangá, primeiros passos no desenho de personagens (cabeça e expressões faciais).
  • Aula 2: Técnicas de desenho de cabeça e emoções.
  • Aula 3: Mangá na cultura pop japonesa e desenho do corpo (frontal, perfil, ¾).
  • Aula 4: Movimentos e escorço no corpo humano.
  • Aula 5: Mercado de mangás, diferenças entre mangá e animê, cenas e posicionamentos de personagens.
  • Aula 6: Criação de personagens (protagonistas e antagonistas).
  • Aula 7 e Aula 8: Técnicas de ilustração (grafite, nanquim, lápis de cor, aquarela e pastel seco).
  • Aulas 9 e 10: Estudo e finalização das ilustrações.

Quem Pode Participar e Como se Inscrever

Publicidade!

As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril de 2025, por meio da plataforma APOLO da USP. O curso é destinado ao público geral e o valor simbólico é de apenas R$ 50,00.

A seleção será feita através de sorteio eletrônico, marcado para o dia 16 de abril de 2025, o que garante um processo justo e acessível para todos os interessados.

Publicidade!

Se você sempre quis aprender sobre o universo dos mangás – desde a história até as técnicas práticas –, este é o momento ideal. Com um preço acessível e ensino de qualidade da USP, você poderá desenvolver suas habilidades artísticas e expandir seus conhecimentos sobre a cultura japonesa.

Acesse a Plataforma APOLO agora mesmo, garanta sua inscrição e venha explorar o fascinante mundo do mangá!

  • Data Limite para Inscrição: 15 de abril de 2025
  • Valor do Curso: R$ 50,00
  • Sorteio Eletrônico: 16 de abril de 2025
  • Plataforma: Online via Google Meet
Publicidade!

Daniel Silva

Daniel Silva é Editor do PEBSP.com. Formado em Pedagogia e Mestre em Educação, gosta de escrever sobre notícias de cursos, concursos e processos seletivos.

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo