1200 vagas te esperam em 3 cursos EAD do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP gratuitos e com certificados reconhecidos em todo o Brasil: Seja um especialista da área
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo – USP está com inscrições para três novos cursos de extensão e qualificação oferecidos para a comunidade externa para despertar o interesse nas temáticas da Arqueologia, e o melhor, todos realizados de forma on-line, para todo o Brasil.
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição dedicada à pesquisa e preservação de artefatos arqueológicos e etnológicos, com foco em culturas, especialmente dos povos indígenas brasileiros e civilizações antigas.
Fundado em 1962, o museu possui uma vasta coleção de ferramentas, cerâmicas, têxteis e objetos cerimoniais, promovendo a educação e o engajamento público por meio de exposições e programas educativos. Como um importante recurso para acadêmicos e o público em geral, o museu destaca-se na promoção do conhecimento sobre a rica herança cultural e histórica do Brasil.
Cursos do Museu da USP sobre Arqueologia:
Os três cursos são abertos para a comunidade externa e oferecem uma imersão no rico mundo da Etnologia e da Arqueologia. Portanto, garanta já sua vaga!
1. Arqueologia do Antigo Egito: o Período Raméssida
O curso apresenta os estudos sobre os principais sítios arqueológicos relacionados ao Período Raméssida – 12895-1069 AEC.
O curso de 30 horas explora o Antigo Egito, focando no período Raméssida. As aulas abordam a Ideologia Faraônica, a reconstrução após a 18ª Dinastia sob Ramsés II, o apogeu defensivo de Ramsés III e as crises que levaram à fragmentação do império. Também são discutidos a economia do período, incluindo agricultura e metalurgia, e o impacto do colapso da Idade do Bronze na geopolítica egípcia, englobando comércio e diplomacia.
São oferecidas 1.000 vagas gratuitas, com inscrições até 08 de setembro de 2024, na PLATAFORMA APOLO. A seleção deste curso será por meio de ordem de inscrição.
2. Arqueologia Histórica e Legislação: reflexões decoloniais acerca da resistência territorial das populações afrodiaspóricas a partir do estudo da cultura material no Brasil
O curso aborda a Arqueologia Decolonial, visando romper preconceitos imperialistas do século XIX que moldaram a Arqueologia. Baseado na Arqueologia Contextual de Hodder, enfatiza a análise da materialidade humana e a agência social, contrastando com a Arqueologia Processual. Utiliza a abordagem de Gell sobre a relação entre pessoas e objetos e foca em estudos da Diáspora e Resistência Africana à escravidão no Brasil, destacando a relevância da cultura material para entender expressões simbólicas e estéticas no registro arqueológico. A carga horária é de 30 horas com 80 vagas gratuitas.
As inscrições estão abertas até 15 de agosto de 2024, pelo site:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=126789
3. História e Arqueologia da Germânia Romana
Com duração de 30 horas e oferta de 120 vagas, o curso explora as transformações na Germânia durante quatro séculos de ocupação romana, abordando aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos. A influência romana, entre o século I AEC e o I EC, alterou profundamente a região. As informações sobre os povos germânicos são, em grande parte, de fontes textuais antigas, pois sua cultura era oral. O aumento de achados arqueológicos tem enriquecido o entendimento dessas sociedades, desafiando narrativas históricas existentes.
Inscrições até 15/08/2024 na PLATAFORMA APOLO.
As inscrições são realizadas exclusivamente na plataforma APOLO durante o período definido no site. As demais informações devem ser consultadas diretamente no site da instituição.