O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), anunciou as inscrições para um novo curso de formação e qualificação voltado para o Curso de Turismo Acessível às Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). O curso, oferecido integralmente na modalidade a distância, tem como objetivo abordar aspectos e conteúdos relevantes para a formação de profissionais do turismo, aprimorando suas habilidades no atendimento às pessoas com TEA.
Ministério do Turismo abre inscrições para Curso sobre Autismo EAD:
Com uma carga horária total de 30 horas, o curso abrangerá temas como: a pessoa com TEA no contexto social (o autismo no modelo médico da deficiência e no modelo de neurodiversidade, símbolos do autismo), o direito das pessoas com TEA ao lazer e ao turismo, limitações das pessoas com TEA e acessibilidade aos serviços turísticos, atendimento turístico à pessoa com TEA, tecnologia assistiva para a pessoa com TEA e barreiras comunicacionais.
Quem pode fazer o curso?
O público-alvo do curso é amplo, englobando diferentes atores que atuam na atividade turística nos mais diversos segmentos da área, como empresários do setor de turismo e áreas afins, prestadores de serviços em bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, parques temáticos, shoppings centers, guias, motoristas, pesquisadores, gestores, acadêmicos e demais pessoas interessadas.
Prazos de inscrições para curso de autismo EAD:
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Qualifica Turismo até o dia 01 de julho de 2024. Não há processo seletivo, e todos os candidatos inscritos serão matriculados imediatamente.
Essa iniciativa representa um importante passo para a promoção da inclusão e acessibilidade no setor turístico, contribuindo para a formação de profissionais capacitados a atender às necessidades específicas das pessoas com TEA e garantir uma experiência turística mais acolhedora e satisfatória para esse público.