A Universidade Federal de Goiás – UFG em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, do Governo Federal estão oferecendo – em parceria – dois cursos de especialização e pós-graduação gratuitos no ano de 2024.
As inscrições abertas destinam-se à 400 vagas para dois cursos de Especialização EAD em Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas e Especialização em Atendimento à Criança e Adolescentes em Situação de Violência.
Ministério da Justiça – MJSP abre 400 vagas para Especialização EAD em 2024:
Coordenados pelo Instituto Verbena e pela Faculdade de Direito da UFG, os cursos que são supervisionados pelo Ministério da Justiça, objetiva a formação de profissionais com amplo conhecimento acerca de Segurança Pública voltadas à Violência contra Mulheres ou Atendimento à Crianças e Adolescentes em Situação de Violência.
São 200 vagas para cada um dos cursos a seguir, respeitando os critérios definidos em cada Edital
1. Especialização em Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas
Destinados a profissionais da Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Perícia e Guarda Municipal, este curso desenvolve habilidades e competências para o entendimento da diversidade da violência e o atendimento das mulheres em violência.
São 360 horas divididas em 12 módulos com 30 horas cada. São oferecidas vagas para todos os Estados Brasileiros.
2. Especialização em Atendimento a Criança e Adolescente em Situação de Violência
O curso visa transmitir conhecimentos e capacitação para profissionais do Sistema Único de Segurança Pública, abordando conhecimentos acerca das Políticas Públicas de atendimento, prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes.
Portanto, profissionais da segurança que tenham interesse em seguir nessa área, têm a oportunidade de realizar a inscrição e participar do processo seletivo.
Requisitos de ingresso para os cursos de Especialização EAD do MJSP:
- Fazer parte do Quadro efetivo da Polícia Militar/Brigada Militar ou da Polícia Civil ou do Instituto de Perícia
Estadual/Distrital ou da Guarda Municipal (localizadas nos municípios indicados como prioritários Pronasci 2); - Possuir, na data da publicação do edital, 2 (dois) anos completos de serviço na instituição do SUSP;
- Não se encontrar em fase de curso de formação;
- Não haver previsão de aposentadoria ou de transferência para a reserva nos quatro anos seguintes à data da publicação do edital de seleção.
- Não estar realizando curso de pós-graduação por meio da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública;
- Não ter abandonado, desistido ou reprovado em curso de pós-graduação, por meio da Renaesp (Ministério da Justiça e Segurança Pública), nos últimos cinco anos, ressalvado as justificativas acolhidas pela Administração Pública;
- Não possuir quaisquer pendências administrativas/financeiras com o Ministério da Justiça e Segurança Pública;
- Não cumprir e/ou ter cumprido punição administrativa nos últimos 12 meses;
- Não cumprir pena ou aguardando para cumprir pena de crimes.
Prazos de inscrições e seleção:
As inscrições ocorrem entre os dias 3 e 12 de janeiro de 2024, pelo endereço: https://sigaa.sistemas.ufg.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=L&aba=p-lato
Para ambos os casos, o processo de seleção dos candidatos ocorrerá por meio de Análise Curricular, levando em consideração os critérios definidos em cada Edital.
As duzentas vagas para cada curso estão distribuídas conforme os anexos do Edital, sendo destinados a candidatos que comprovem vínculo com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Perícia e Guarda Municipal.