2024

MEC: Inscrições ABERTAS para Trabalhar no ENEM como Certificadores, Elaboradores e Revisores

Trabalhar no ENEM representa uma oportunidade valiosa para obter uma renda extra e auxiliar nas despesas financeiras. O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado anualmente, geralmente no final do ano, e envolve a colaboração de diversos profissionais que atuam na sua preparação e na aplicação das provas.

A experiência de trabalhar no principal exame do país não apenas contribui para o orçamento, mas também proporciona uma vivência enriquecedora na área da educação, permitindo o desenvolvimento de habilidades e o contato com a comunidade estudantil.

O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é o órgão vinculado ao Ministério da Educação – MEC responsável pelo ENEM e outros exames e abre oportunidades para avaliadores de redação, certificadores, revisores e elaboradores de questões todos os anos, a fim de garantir o sucesso do Exame.

MEC oferece oportunidades para trabalhar no ENEM certificadores, elaboradores e revisores de questões:

Neste mês de julho, dois editais estão abertos para candidatos que tenham interesse em participar do programa. Os Editais para certificadores está aberto até 24 de julho e o certame de Elaboradores e Revisores do ENEM também recebe inscrições até agosto..

1. Certificadores do ENEM:

Trabalhar como certificador do ENEM é uma excelente oportunidade de emprego temporário e proporciona uma renda extra no final do mês. Os certificadores desempenham um papel crucial no funcionamento adequado das provas, atuando diretamente nos locais de aplicação.

Esses profissionais precisam ser servidores públicos federais ou docentes da rede pública de ensino estadual, ou municipal. Eles têm a responsabilidade de verificar e certificar a entrega dos malotes, supervisionar a chegada e a capacitação dos aplicadores, além de gerenciar várias atividades no dia do Exame.

Os profissionais atuarão nos dias do Exame, e para essa atuação, receberão a remuneração de R$ 510,00 por dia trabalhado com 12 horas de atuação.

Critérios, seleção e prazos:

As inscrições para certificadores do ENEM estão abertas até o dia 24 de julho de 2024, pelo site do INEP: http://certificadores.inep.gov.br/

Os candidatos inscritos serão selecionados por meio de Capacitação do INEP, de caráter obrigatório, para todos. Essa capacitação será ofertada remotamente, e para o candidato ser considerado aprovado, deve ter rendimento igual ou melhor que 70%.

Edital 101/2024


2. Elaboradores e Revisores do de Questões ENEM:

O Edital 121/2024, publicado pelo INEP, anuncia a Chamada Pública para a seleção e credenciamento de elaboradores e revisores de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Edital anunciado visa selecionar profissionais que subsidiarão a concepção do ENEM por meio da elaboração, da revisão de itens e atividades afins, que comporão o Banco de Elaboradores e Revisores de Itens do ENEM.
Podem se candidatar profissionais graduados das áreas de Linguagens e Códigos; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Os candidatos devem ter Licenciatura ou Bacharelado nas áreas do conhecimento: Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Inscrições e seleção:

As inscrições ocorrem gratuitamente, entre o dias 22 de julho e 22 de agosto de 2024, pelo sistema BNI: http://bni.inep.gov.br/inscricao

A classificação dos candidatos será por Análise da Documentação Comprobatória, conforme disposto no Edital.

Segundo o certame, cumprida a etapa de cadastramento, o Inep classificará os candidatos por meio da Análise Documental Comprobatória. A classificação será determinará a ordem da convocação para a capacitação.


Uma breve história e a importância de trabalhar no ENEM:

Trabalhar no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é fundamental para garantir o acesso democrático à educação superior no Brasil. Este exame não só serve como uma avaliação do aprendizado dos estudantes do ensino médio, mas também como um critério de seleção para universidades públicas e privadas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil, inicialmente visando avaliar a qualidade do ensino médio no país. Com o passar dos anos, o exame passou a assumir um papel mais significativo, sendo utilizado como critério de seleção para o ingresso em instituições de ensino superior por meio de sistemas como o SISEDUC e o SISU.

Em 2009, o ENEM ganhou uma nova estrutura, incluindo a aplicação de provas com questões objetivas e uma redação. Desde então, tornou-se uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, além de ser utilizado para a concessão de bolsas e financiamentos estudantis, contribuindo para democratizar o acesso à educação.

Share