Trabalhar no ENEM representa uma oportunidade valiosa para obter uma renda extra e auxiliar nas despesas financeiras. O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado anualmente, geralmente no final do ano, e envolve a colaboração de diversos profissionais que atuam na sua preparação e na aplicação das provas.
A experiência de trabalhar no principal exame do país não apenas contribui para o orçamento, mas também proporciona uma vivência enriquecedora na área da educação, permitindo o desenvolvimento de habilidades e o contato com a comunidade estudantil.
O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é o órgão vinculado ao Ministério da Educação – MEC responsável pelo ENEM e outros exames e abre oportunidades para avaliadores de redação, certificadores, revisores e elaboradores de questões todos os anos, a fim de garantir o sucesso do Exame.
MEC oferece oportunidades para trabalhar no ENEM certificadores, elaboradores e revisores de questões:
Neste mês de julho, dois editais estão abertos para candidatos que tenham interesse em participar do programa. Os Editais para certificadores está aberto até 24 de julho e o certame de Elaboradores e Revisores do ENEM também recebe inscrições até agosto..
1. Certificadores do ENEM:
Critérios, seleção e prazos:
As inscrições para certificadores do ENEM estão abertas até o dia 24 de julho de 2024, pelo site do INEP: http://certificadores.inep.gov.br/
Os candidatos inscritos serão selecionados por meio de Capacitação do INEP, de caráter obrigatório, para todos. Essa capacitação será ofertada remotamente, e para o candidato ser considerado aprovado, deve ter rendimento igual ou melhor que 70%.
2. Elaboradores e Revisores do de Questões ENEM:
O Edital 121/2024, publicado pelo INEP, anuncia a Chamada Pública para a seleção e credenciamento de elaboradores e revisores de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Os candidatos devem ter Licenciatura ou Bacharelado nas áreas do conhecimento: Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Inscrições e seleção:
As inscrições ocorrem gratuitamente, entre o dias 22 de julho e 22 de agosto de 2024, pelo sistema BNI: http://bni.inep.gov.br/inscricao
A classificação dos candidatos será por Análise da Documentação Comprobatória, conforme disposto no Edital.
Segundo o certame, cumprida a etapa de cadastramento, o Inep classificará os candidatos por meio da Análise Documental Comprobatória. A classificação será determinará a ordem da convocação para a capacitação.