A Universidade de Brasília – UnB em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – SNDCA do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania reabriu as inscrições para cursos de pós-graduação e especialização EAD gratuitos.
A iniciativa visa abrir oportunidade para candidatos que tenham interesse em ingressar em um curso na área da assistência social e que desejam enriquecimento curricular com certificados emitidos pela UnB. Nesse sentido, estão sendo oferecidas oportunidades em quatro opções gratuitas de cursos:
Ministério dos Direitos Humanos reabre 4 cursos de Especialização EAD:
São oferecidas 4 opções de cursos de atualização, capacitação, aperfeiçoamento e especialização para candidatos que tenham ensino superior completo.
1. Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação
Objetiva formar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA, contribuindo para o desenvolvimento dos recursos humanos e na promoção, defesa e atendimento a crianças e adolescentes.
- Fase 1 – Curso de atualização 30h – 1.000 vagas
- Fase 2 – Curso de capacitação 120h – 600 vagas
- Fase 3 – Curso de aperfeiçoamento 180h – 400 vagas
- Fase 4 – Curso de especialização 360h – 400 vagas
2. Especialização em Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes
Tem como proposta debater concepções interdisciplinares e implicações no trabalho pedagógico, a fim de desenvolver propostas efetivas de qualificação do atendimento e propiciar aos profissionais do SGDCA a ampliação e aprofundamento da análise crítica de temas contemporâneos
- Fase 1 – Curso de atualização 30h – 1.000 vagas
- Fase 2 – Curso de capacitação 120h – 800 vagas
- Fase 3 – Curso de aperfeiçoamento 180h – 600 vagas
- Fase 4 – Curso de especialização 360h – 600 vagas
3. Especialização em Primeira Infância: Direitos, Proteção e Enfrentamento das Violências
Desenvolve um conjunto de habilidades e competências para a atuação na garantia do direitos das crianças e adolescentes considerando os direitos, proteção e o enfrentamento das violências. São oferecidas vagas nas seguintes fases:
- Fase 1 – Curso de atualização 30h – 1.000 vagas
- Fase 2 – Curso de capacitação 120h – 500 vagas
- Fase 3 – Curso de aperfeiçoamento 180h – 300 vagas
- Fase 4 – Curso de especialização 360h – 300 vagas
4. Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente.
Forma em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA, contribuindo para o desenvolvimento dos recursos humanos e na promoção, defesa e atendimento a crianças e adolescentes, com base nos marcos legais da política dos direitos da criança e do adolescente.
- Fase 1 – Curso de atualização 30h – 1.000 vagas
- Fase 2 – Curso de capacitação 120h – 800 vagas
- Fase 3 – Curso de aperfeiçoamento 180h – 600 vagas
- Fase 4 – Curso de especialização 360h – 600 vagas
Quem pode se inscrever nos cursos de especialização do Ministério dos Direitos Humanos?
Os cursos estão abertos a graduados em nível superior que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA, que se estrutura em três eixos: Defesa, Promoção e Controle.
Os interessados devem consultar as profissões definidas em cada Edital.
Prazos de seleção e inscrição:
Após a reabertura e prorrogação das datas, os candidatos devem se inscrever até o dia 26 de novembro de 2023, pelo site da instituição, no endereço: https://ens.mdh.gov.br/
Para informações acerca dos profissionais aptos a ingressarem no curso ou critérios de seleção devem ser consultados diretamente nos editais e no site da instituição.