A Universidade Federal do Piauí – UFPI publicou um novo edital de seleção destinado ao Processo Seletivo para contratação de tutores para atuação nos cursos do Programa RENAFOR, que são oferecidos a professores e profissionais da Educação interessados em aprofundar conhecimentos na área de autismo.
UFPI Lança EDITAL para Contratar 28 Tutores de Curso sobre Autismo:
Por meio do Edital 02/2024, a Universidade abriu as inscrições para 28 vagas de Tutores para atuação no curso de Extensão para Professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE e da Educação Básica para o Ensino de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA, na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva.
Pelo Edital anunciado, a instituição estabelece as normas e define os critérios para selecionar candidatos que tenham interesse em atuar como tutores deste curso, proporcionando novas experiências profissionais e uma renda extra.
Sobre o Curso
O curso será oferecido na modalidade semipresencial e gratuita. A formação é financiada pela Rede Nacional de Formação de Educação Continuada – RENAFOR do Ministério da Educação, que visa garantir qualificação para professores que estejam em exercício nas escolas de todo o Brasil.
Este curso será estruturado em três eixos:
- História, legislação e políticas educacionais para a inclusão do aluno com TEA no Brasil
- Transtorno do Espectro Autista
- Didática e Práticas educativas inclusivas
Como ser um Tutor EAD da UFPI:
Para ser um dos 28 tutores selecionados para atuar neste curso, o interessado deve comprovar os seguintes requisitos:
- Licenciatura: Necessária em qualquer área ou formação equivalente.
- Experiência: Mínimo de 1 ano de atuação no magistério, ensino básico ou superior.
Magistério na Rede Pública: Efetivo exercício por pelo menos 1 ano, ou pós-graduação em educação especial/anexas. - Formação em Educação Especial: Curso de no mínimo 120 horas ou experiência comprovada na modalidade.
- Disponibilidade de Horas: 20 horas semanais para tutoria em atividades síncronas e assíncronas.
- Participação em Eventos: Disponibilidade para reuniões e seminários quando convocado.
- Familiaridade com AVA: Conhecimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Funções e Remuneração:
O tutor deve participar de capacitação, mediar a comunicação entre professores e alunos, acompanhar as atividades conforme cronograma, manter acesso regular ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com retorno às solicitações em até 24 horas, manter contato constante com os alunos para orientações, avaliar estudantes sob supervisão, participar de reuniões organizacionais e elaborar planos de trabalho e relatórios de atividades.
O valor pago pela bolsa será de 4 parcelas de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais, financiadas pela Rede Nacional de Formação de Educação Continuada (RENAFOR);
Prazo de inscrições e seleção:
Se você se encaixa nos critérios estabelecidos no Edital deve efetuar a inscrição de 29 a 31 de julho de 2024, pelo site da instituição.
Classificação:
A seleção dos interessados ocorrerá em duas etapas:
- Avaliação Documental
- Análise da Documentação e Curricular
A classificação será anunciada em ordem decrescente de pontuação obedecendo os critérios estabelecidos no Quadro III. Em caso de empate, a instituição selecionará o candidato com maior tempo de experiência na Educação a Distância.