O Instituto Federal do Espírito Santo – IFES anunciou o Edital 047/2023 cujo processo seletivo visa selecionar alunos para o Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva a ser oferecido neste ano. No entanto, para garantir maior quantidade de inscritos, a instituição anunciou a prorrogação das inscrições para o processo seletivo.
Inscrições prorrogadas para Especialização EAD em Educação Especial EAD:
O IFES destaca-se pela qualidade dos cursos oferecidos e pela importância regional que tem. Sediada na cidade de Vitória, a instituição tem desenvolvido inúmeras atividades de extensão que promovem o desenvolvimento regional, além da oferta regular de cursos técnicos e superiores.
A Especialização forma e capacita profissionais para o desenvolvimento de ações de inclusão para pessoas com deficiência e com queixas escolares na educação básica, ensino técnico, graduação e pós-graduação, em contextos escolares e não escolares.
Estrutura curricular:
A carga horária total é de 450 horas dividas nas seguintes disciplinas:
- Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem – 30h
- Fundamentos da Educação Especial – 60h
- O público-alvo da Educação Especial – 60h
- Práticas Pedagógicas na Educação Especial – 60h
- Acessibilidade e Tecnologia – 45h
- Patologização da Educação – 45h
- Pesquisa em Educação – 60h
- Projeto de Intervenção – 90h
Portanto, destina-se a qualquer candidato que tenha diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC.
Distribuição das vagas para Especialização em Educação Especial e Inclusiva EAD:
Neste edital são oferecidas 280 vagas distribuídas em sete polos, sendo 224 para professores das redes públicas e 56 para o público em geral, nos seguintes polos: Bom Jesus do Norte, Castelo, Ecoporanga, Linhares, Santa Leopoldina, Mantenópolis e CEFOR.
Prazos de inscrição:
Após a prorrogação, as inscrições gratuitas estão abertas até o dia 27 de abril de 2023, no site da instituição.
Etapas de seleção para Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva EAD:
Os candidatos serão classificados por meio da Análise de Títulos, classificando-os pelo Histórico Profissional e Acadêmico.
Os aprovados dentro do número de vagas serão convocados para a efetivação das matrículas, conforme calendário acadêmico. Informações adicionais devem ser consultadas diretamente no site da instituição.