Professores da educação básica têm até 14 de fevereiro para se inscreverem em programa de intercâmbio cultural com foco em relações étnico-raciais
A CAPES anunciou a prorrogação das inscrições para a Edição Peru do Programa Caminhos Amefricanos, que oferece 50 vagas para docentes da rede pública brasileira. O novo prazo para submissão de candidaturas no Sistema Sicapes é 14 de fevereiro de 2025.
Esta é uma oportunidade imperdível para docentes e estudantes de instituições públicas de ensino no Brasil fortalecerem a educação nas relações étnico-raciais e promoverem a igualdade racial por meio de intercâmbios enriquecedores em Peru, Angola e República Dominicana.
Capes PRORROGA inscrições para Intercâmbio da Capes para Peru:
O programa oferece 15 dias de imersão cultural em Lima, com atividades na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, incluindo formações sobre a história afro-peruana, visitas a escolas públicas locais, roteiros por museus e sítios históricos, além de diálogos enriquecedores com movimentos sociais.
Requisitos para candidatura no Intercâmbio no Peru da Capes::
✔️ Autodeclaração como preto, pardo ou quilombola
✔️ Vínculo com escola pública brasileira
✔️ Residência contínua no Brasil
✔️ Sem benefícios CAPES nos últimos 24 meses
Edições paralelas: Angola e República Dominicana
Enquanto as inscrições para o Peru foram estendidas, mantêm-se os prazos originais para:
Ambas as edições incluem:
- Participação em eventos científicos
- Visitas a instituições de ensino superior
- Atividades sobre história africana e diáspora
Como participar?
- Acessar o Sistema Sicapes
- Preencher formulário eletrônico
- Anexar documentação comprobatória
- Aguardar resultado da seleção
Destaque: Todos os selecionados deverão completar um curso online de 40 horas sobre história afro-brasileira e do país de destino antes da viagem.