2024Cursos GratuitosGraduaçãoOportunidadeUNIFESP

Estude na UNIFESP: Inscrições ABERTAS para Licenciatura Indígena GRATUITA

Sua chance de Estudar na Melhor Universidade Federal do Brasil: UNIFESP abre 40 vagas para Licenciatura Especial!

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acaba de lançar o Edital nº 528/2024 para o Processo Seletivo Diferenciado 2025, oferecendo 40 vagas em seu Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LINDI). Esta é uma oportunidade imperdível para professores indígenas em exercício na Educação Básica em escolas indígenas do Estado de São Paulo que buscam aprimorar sua formação e contribuir para a valorização da educação intercultural.

Publicidade...

O processo seletivo foi elaborado para garantir a inclusão e a equidade, com uma comissão paritária composta por membros indígenas e não indígenas, representando o Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo (Fapisp), a Unifesp, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). A inscrição é gratuita, eliminando barreiras financeiras para a participação.

O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LINDI)

O LINDI, oferecido no Campus Baixada Santista da Unifesp, é um curso de graduação intermodular, com regime de alternância entre tempo-universidade e tempo-comunidade. Com duração de 4 anos e carga horária total de 3.200 horas, o curso proporciona uma formação completa e contextualizada, respeitando as especificidades culturais e as necessidades da educação indígena.

Quem pode se inscrever na Licenciatura Intercutural da UNIFESP?

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

  • Reconhecer-se indígena e ser reconhecida como membro de povo indígena pela comunidade onde vive;
  • Residir em Terra Indígena oficialmente reconhecida ou reivindicada para reconhecimento no Estado de São Paulo;
  • Ter concluído o Ensino Médio até o final do ano de 2024;
  • Ser servidor(a) na Rede Estadual de Ensino de São Paulo como professor(a) indígena sem diplomação em Licenciatura.

Inscrições e Documentação

Publicidade!

As inscrições serão realizadas exclusivamente online, através do link: https://forms.gle/jhhh3SZ3NKEhwk5R8, de 10 de setembro de 2024 (09h00) a 09 de outubro de 2024 (23h59). No ato da inscrição, os candidatos devem incluir:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, RNE, Passaporte, etc.);
  • Histórico escolar completo do ensino médio ou certificado de conclusão (ou declaração para concluintes de 2024).

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo é composto por duas etapas:

  1. Habilitação: Análise da documentação enviada pelos candidatos para verificar o cumprimento dos requisitos. A lista de candidatos habilitados será publicada em 16 de outubro de 2024, no site: https://ingresso.unifesp.br/formas-de-ingresso/licenciatura-indigena.
  2. Entrevista e Classificação: Entrevistas online serão realizadas entre 18 e 22 de novembro de 2024, com os candidatos habilitados que lecionam em escolas indígenas do Estado de São Paulo. A convocação para a entrevista será feita por e-mail.
    A pontuação da entrevista será baseada em dois critérios: conhecimento e habilidade na descrição da escola e habilidade em descrever sua trajetória e projetos de futuro como educador(a). A classificação final levará em consideração a representatividade dos povos indígenas, a distribuição geográfica, a equidade de gênero e a pontuação na entrevista. O resultado final será divulgado em 25 de novembro de 2024, no mesmo site.

Findado o processo de classificação e publicado o resultado final, a matrícula dos candidatos classificados ocorrerá entre 02 e 06 de dezembro de 2024, via online. A chamada complementar, se necessária, será divulgada em 10 de dezembro de 2024.

Publicidade!

Este processo seletivo representa um passo significativo na promoção da educação intercultural indígena no Estado de São Paulo. A Unifesp, com sua iniciativa inovadora, abre portas para um futuro brilhante, capacitando professores indígenas a desempenharem um papel fundamental na preservação de suas culturas e na construção de uma educação mais justa e inclusiva. Não perca esta oportunidade! Inscreva-se e faça parte desta transformação!

Publicidade!

Daniel Silva

Daniel Silva é Editor do PEBSP.com. Formado em Pedagogia e Mestre em Educação, gosta de escrever sobre notícias de cursos, concursos e processos seletivos.

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo