A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), anuncia a abertura das inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas. São oferecidas 3.750 vagas gratuitas!
O curso é direcionado a professores e gestores da educação básica das redes públicas do estado do Maranhão. É uma oportunidade imperdível para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades em gestão e docência com foco nas Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.
UEMA anuncia Edital com 3.750 vagas para Curso de Formação de Professores EAD:
O principal objetivo é consolidar uma proposta de formação continuada à distância para docência e gestão da educação básica, alinhada aos princípios da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ). O curso visa promover práticas educativas inclusivas e democráticas, respeitando a diversidade cultural e étnica.
Estrutura e Metodologia
O curso será organizado em 4 módulos educacionais, totalizando 120 horas distribuídas igualmente entre os módulos:
- Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro – 30 horas
- Culturas e Territorialidades – 30 horas
- Educação Antirracista na Prática – 30 horas
- Gestão Democrática para a Diversidade – 30 horas
As atividades serão realizadas através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), combinando atividades síncronas e assíncronas. A mediação pedagógica será conduzida por tutores qualificados, assegurando suporte eficaz aos participantes.
Inscrições e Seleção para Curso de Formação da UEMA EAD:
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente online através do formulário disponível no site https://seletivos.uemanet.uema.br/, até o dia 22/11/2024!
Os participantes que concluírem o curso e obtiverem desempenho igual ou superior a 75% nas atividades serão certificados. O certificado atesta a integralização dos componentes curriculares e a carga horária total de 120 horas.