Quer se tornar um profissional ainda mais preparado para lidar com os desafios da educação inclusiva? A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com inscrições abertas para um curso de extensão em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva! São 5.000 vagas disponíveis totalmente online, uma oportunidade imperdível para aprimorar suas habilidades e contribuir para uma educação mais justa e equitativa.
5 Mil vagas para Curso de Educação Especial e Inclusiva EAD na UDESC:
O Edital nº 001/2024 regulamenta o processo seletivo simplificado para o curso de extensão, com vagas destinadas a professores, equipe pedagógica e gestores das redes públicas de ensino de Santa Catarina. A seleção ocorre em etapa única, por análise de documentos que comprovem a atuação na área da educação.
O curso, com carga horária de 120 horas, é totalmente a distância, utilizando a plataforma AVA-Moodle. Ele é dividido em quatro módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas; e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Objetivos do Curso de Educação Especial EAD da UDESC:
O curso visa formar professores e gestores da Educação Básica para desenvolverem concepções e trabalhos pedagógicos alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, atendendo ao coletivo e às singularidades dos estudantes.
Oferta de vagas:
Serão oferecidas 5.000 vagas nesta primeira oferta. Caso não haja preenchimento total, todos os candidatos inscritos que atenderem aos requisitos serão considerados selecionados, em ordem alfabética. Candidatos além das vagas disponíveis formarão lista de espera.
Prazo de Inscrição e Seleção:
As inscrições são gratuitas e ocorrem de 02 a 20 de dezembro de 2024, pelo formulário online disponível em: https://www.cead.udesc.br/?idFormulario=214.
A seleção será realizada por ordem cronológica de inscrição e análise da comprovação de vínculo com a área da educação. Em caso de empate, serão considerados, sucessivamente: idade igual ou superior a 60 anos, maior tempo de exercício profissional e maior idade (excluindo o critério de idade acima de 60 anos). O resultado final será divulgado em 12 de fevereiro de 2025.