Você, educador da rede pública, está pronto para transformar sua prática pedagógica e contribuir para uma educação mais justa e inclusiva? A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) tem uma notícia incrível para você: estão abertas as inscrições para o Curso de Gênero e Raça na Educação Básica, com 150 vagas disponíveis exclusivamente para professores da rede pública!
FEUSP anuncia novo curso de Gênero e Raça na Educação EAD e Gratuito:
Este curso é uma oportunidade única para aprofundar seus conhecimentos sobre questões essenciais de gênero e raça no contexto educacional. Com uma abordagem que vai além da dimensão curricular, o programa visa promover a equidade racial e de gênero, fortalecendo seu papel na construção de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso.
Conheça o curso:
O curso tem como objetivo principal oferecer aos profissionais da educação conhecimentos introdutórios sobre direitos à educação, focando em gênero e raça. Entre os principais objetivos, destacam-se:
- Formação Teórica e Metodológica: Compreenda melhor os processos avaliativos intraescolares e reflita sobre a gestão do fluxo escolar e das ferramentas de gestão que podem apoiar a melhoria do desempenho e a promoção das trajetórias educacionais de meninas e da população negra.
- Promoção da Equidade: Capacite-se para implementar práticas que promovam a equidade racial e de gênero, contribuindo para uma escola mais inclusiva e igualitária.
Estrutura do Curso
O curso contempla seis módulos com nove horas cada:
- A História da Educação da População Negra no Brasil
- A Condição da População Negra no Sistema Educacional: Acesso, Permanência e Financiamento
- Processos Avaliativos: Gênero e Raça na Educação
- Elementos de Gestão para Equidade Racial e de Gênero na Educação
- População Negra como Sujeito de Direito na Escola e Liberdade Religiosa
- Gênero e Raça e as Implicações na Evasão Escolar
Como se Inscrever no curso da FEUSP? Prazos e classificação
As inscrições estão abertas de 14 a 17 de novembro, por meio da plataforma APOLO.
Para garantir sua vaga, é preciso atender aos seguintes critérios:
- Comprovante de Profissional da Rede Pública
- Caso não seja docente, apresentar diploma de Ensino Superior
- Carta de Apresentação da Formação “Marcadores Sociais das Diferenças”
Para obter o certificado do curso, é necessário cumprir uma frequência mínima de 75% nas aulas e obter uma nota mínima de 7 na avaliação final. Isso mesmo: além de enriquecer seu conhecimento, você ainda recebe um certificado que valoriza seu currículo!
Esta é a sua hora de fazer a diferença na educação pública! Participe do Curso de Gênero e Raça na Educação Básica da FEUSP e contribua para uma escola mais inclusiva, justa e transformadora. Inscreva-se já e faça parte dessa mudança positiva!
Transforme sua prática educativa. Promova a equidade. Inscreva-se hoje mesmo!