Estudar a crise dos plásticos é fundamental para compreender os impactos ambientais e sociais causados pelo uso excessivo e descartável desses materiais. Através do conhecimento aprofundado, é possível desenvolver estratégias eficazes para reduzir a poluição, promover práticas sustentáveis e incentivar a inovação que contribua para um futuro mais saudável e equilibrado. Pensando nisso, a USP acaba de abrir um novo curso sobre resíduos e plásticos.
USP anuncia 180 vagas para Curso sobre a Crise dos Plásticos na modalidade EAD:
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP acaba de anunciar a abertura de 180 vagas para o curso “A Crise dos Plásticos: Da Informação à Ação”. Destinado a pesquisadores, educadores, jovens, agentes comunitários do Programa Ambiente Verde e Saudável, membros do Plastic Free Campus, GAIA, e público em geral, o curso tem como objetivo promover a difusão de conhecimento sobre a crise dos plásticos e estratégias de resíduo zero, contribuindo para a resolução de problemas com inovação e impacto social.
Objetivos do Curso da USP EAD:
O impacto esperado é ampliar o entendimento sobre a crise dos plásticos e desenvolver projetos de ciência cidadã focados na prevenção de resíduos por meio de estratégias de Resíduo Zero. O curso visa empoderar os estudantes para compreenderem e desenvolverem soluções inovadoras na mobilização contra a poluição por plásticos.
Com o aumento da geração de resíduos plásticos, impulsionado pela economia linear e pela obsolescência planejada, torna-se urgente ampliar a divulgação científica dos impactos socioambientais do plástico. O curso busca motivar a criação de projetos de ciência cidadã que combatam a poluição e promovam práticas pró-sustentabilidade, como sistemas de reparação, reuso e compostagem.
Conteúdo Programático:
- Cadeia do Plástico e os Impactos Ambientais
- Cadeia do plástico
- Ecossistemas: água, ar e solo
- Microplásticos
- Plásticos e Mudanças Climáticas
- Atividades para Projeto de Mobilização
- Cadeia do Plástico e os Impactos Sociais
- Cadeia do plástico
- Plásticos e Saúde
- Injustiça ambiental
- Projeto de Mobilização
- Falsas Soluções e Alternativas Resíduo Zero
- Por que a reciclagem é insuficiente
- Por que a incineração não é circular
- Bioplásticos: está tudo certo?
- Resíduo Zero: definições e estratégias
- Estudos de caso e movimentos globais
- Projeto de Mobilização
- Legislações Locais, Regionais e Tratado Global
- Oceanos e o movimento do plástico
- Legislações no Brasil
- Legislações na América Latina
- Tratado Global
- Projeto de Mobilização
Inscrições e prazos:
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 28 de outubro de 2024 na Plataforma APOLO. A seleção dos participantes será realizada por sorteio eletrônico, previsto para o dia 29 de outubro.
Não perca a oportunidade de participar e contribuir para um futuro mais sustentável, combatendo a poluição por plásticos e promovendo a inovação social e ambiental.