Última chamada para quem quer trabalhar no ENEM: MEC inscreve para Elaboradores e Revisores de Questões.
O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, por meio do Ministério da Educação – MEC, através do Edital 121/2024 anunciou a abertura de inscrições para a Chamada Pública para Seleção e Credenciamento de Elaboradores e Revisores de Itens do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, chamando pessoas que queiram trabalhar no ENEM.
O Banco Nacional de Itens (BC-BNI) é uma iniciativa fundamental do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que visa garantir a qualidade e a diversidade das questões aplicadas nas provas. Colaboradores do BC-BNI são profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na elaboração, revisão e validação dos itens que compõem as avaliações.
O Edital anunciado visa selecionar profissionais que subsidiarão a concepção do ENEM por meio da elaboração, da revisão de itens e atividades afins, que comporão o Banco de Elaboradores e Revisores de Itens do ENEM.
Podem se candidatar profissionais das áreas de Linguagens e Códigos; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
Requisitos para Elaboradores e Revisores interessados em trabalhar no ENEM:
Para candidatar-se à função, os interessados devem atender às seguintes condições:
- Ser docente como servidor efetivo, ativo ou inativo, do ensino público, básico ou superior, nas esferas municipal, estadual, distrital ou federal;
- Ter Graduação Completa na área pretendida;
- Ter experiência docente no ensino médio de 3 anos;
- Ter disponibilidade e aptidão para elaboração e revisão técnico-pedagógica de itens que poderão compor os instrumentos de avaliação do Inep.
Em relação à formação, segundo o ANEXO I, os candidatos devem ter Licenciatura ou Bacharelado nas áreas do conhecimento: Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Prazo de inscrição e seleção:
As inscrições ocorrem gratuitamente até o dia 22 de agosto de 2024, pelo sistema BNI: http://bni.inep.gov.br/inscricao
A classificação dos candidatos será por Análise da Documentação Comprobatória, conforme disposto no Edital.
O candidato classificado e convocado para a capacitação deverá cumprir os requisitos mínimos para aprovação. O interessado deverá ter frequência de 100% nas atividades de capacitação e obter aproveitamento mínimo para ser considerado apto
Após a aprovação na capacitação, os candidatos serão credenciados no banco de colaboradores, podendo ser acionados a elaborar e/ou revisar itens conforme as demandas do Inep.
Este processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da publicação do resultado final, sendo admitida sua prorrogação por igual período a critério da administração.