UFPA surpreende a comunidade e abre inscrições para 3 Cursos de Licenciaturas Intercultural, Educação Especial e Educação do Campo
A Universidade Federal do Pará – UFPA em uma iniciativa inovadora abriu as inscrições para 260 vagas em cursos de Licenciatura Gratuitos oferecidos para quem tem interesse em atuar como professores nas redes públicas e privadas de todo o Brasil.
A Universidade Federal do Pará (UFPA), fundada em 1957, está localizada em Belém e é reconhecida pela excelência em ensino, pesquisa e extensão. Com um forte compromisso com a inclusão e a diversidade, a UFPA forma profissionais e promove o desenvolvimento regional, destacando-se como um centro de referência na Amazônia e contribuindo para a sustentabilidade e o avanço social da região.
Através do Edital 02/2024-COPERPS a instituição abriu as inscrições para 260 vagas no cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, todos com início ainda este ano e que objetivam qualificar a mão de obra para atuar na Educação.
UFPA inscreve para 3 Cursos de Licenciaturas Gratuitas por meio do PARFOR EQUIDADE:
Os cursos são oferecidos por meio da parceria da universidade com o PARFOR EQUIDADE – Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.
Os cursos oferecidos neste edital contam com a modalidade de alternância, com as atividades desenvolvidas preferencialmente no período intensivo (janeiro, fevereiro, julho e agosto) e o tempo na comunidade nos meses subsequentes.
O certam está aberto a dois grupos:
- Professores da rede pública de educação que não tenham formação;
- Candidatos com ensino médio completo que atendam aos requisitos definidos no certame;
Vagas e cursos de Licenciaturas Oferecidas pela UFPA:
As 260 vagas se distribuem da seguinte forma:
1. Licenciatura Intercultural Indígena – 80 Vagas
A Licenciatura Intercultural Indígena, por meio do PARFOR, visa formar professores para a educação básica em comunidades indígenas, valorizando e preservando suas culturas. O curso integra saberes tradicionais e acadêmicos, promovendo o respeito à diversidade cultural e fortalecendo a identidade dos alunos. Com metodologias ativas, busca uma educação mais inclusiva e plural.
Capitão Poço – Alto Rio Guamá – 40 Vagas
Goianésia do Pará – 40 Vagas
2. Licenciatura em Educação do Campo – 90 Vagas
A Licenciatura em Educação do Campo, pelo PARFOR, forma professores para escolas rurais, valorizando saberes locais e respeitando a cultura das comunidades. O curso promove uma educação de qualidade e atender às demandas específicas das áreas rurais, contribuindo para seu desenvolvimento sustentável.
- Bagre – 30 Vagas (Ênfase em Linguagens e Códigos);
- Capitão Poço – 30 Vagas (Ênfase em Ciências da Natureza);
- São Sebastião da Boa Vista – 30 Vagas (Ênfase em Matemática);
3. Licenciatura em Educação Especial Inclusiva – 90 Vagas
A Licenciatura em Educação Especial Inclusiva da UFPA, pelo PARFOR, capacita professores para atender estudantes com necessidades educativas especiais. O curso foca em práticas pedagógicas inclusivas, promovendo o direito à educação de qualidade e contribuindo para uma sociedade mais justa.
- Castanhal – 30 Vagas;
- Cametá – 30 Vagas;
- Marapanim – 30 Vagas
Do total de vagas, 211 destinam-se a professores e 49 para Ampla Concorrência e Demanda Social.
Prazos de inscrições e critérios de admissão:
As inscrições para as licenciaturas da UFPA ocorrem gratuitamente, entre 06 e 20 de agosto de 2024, pelo site da instituição, aonde o candidato deverá escolher o curso e a cidade de realização das atividades.
A classificação dos candidatos ocorrerá mediante a análise documental, com os critérios estabelecidos no ITEM 6 do certame. Demais informações devem ser consultadas diretamente no site da instituição.