UNIFESSPA oferta 600 vagas para Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial para Professores do Estado: Garanta sua vaga!
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA por meio do Projeto RENAFOR – Rede Nacional de Formação de Profissionais da Educação anunciou o Edital 001/2024 em que abre as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Pressupostos, políticas e práticas pedagógicas acessíveis.
Oferecido em parceria com a Rede de Formação de Professores RENAFOR, o curso tem como objetivo principal contribuir com a qualificação de profissionais da educação básica para atuar na área da Educação Especial e no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, integrando o conjunto de políticas públicas para a área.
O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na perspectiva inclusiva: Pressupostos, Políticas e Práticas Pedagógicas Acessíveis é destinado a profissionais da Educação e que atuam no atendimento educacional especializado nos municípios do Estado do Pará, com foco na região sul e sudeste do estado.
Estrutura do curso:
A carga horária total é de 180 horas com início das atividades em agosto e término previsto para dezembro. Por ser um curso financiado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, a formação é totalmente gratuita.
As 180 horas se dividem em 48 horas presenciais e 132 horas a distância e conta com os seguintes módulos:
- Módulo 1 – Deficiência, Pressupostos legais e diretivos da Educação especial na perspectiva Inclusiva – 30 horas
- Módulo 2 – Deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação: perfis, necessidades específicas e potenciais de aprendizagem – 40 horas
- Módulo 3 – Atendimento Educacional Especializado no apoio à inclusão escolar nos diferentes níveis e modalidades da educação Básica – 30 horas
- Módulo 4 – Currículo, Didáticas Acessíveis e as estratégias de Desenho Universal para aprendizagem – 30 horas
- Módulo 5 – Inovações metodológicas inclusivas e Tecnologia Assistiva no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas – 20 horas
- Módulo 6 – Avaliação: instrumentos e práticas no processo de aprendizagem dos alunos público da educação especial – 30 horas
Distribuição das vagas para Aperfeiçoamento em Educação Especial:
O Edital disponibiliza 667 vagas distribuídas em diversos polos de atendimento:
- Marabá – 267 Vagas
- Rondon do Pará – 50 Vagas
- Santana do Araguaia – 75 Vagas
- São Félix do Xingu – 75 Vagas
- Xinguara – 200 Vagas
Atente-se aos prazos de seleção e classificação:
As inscrições foram prorrogadas e seguem abertas até 11/08/2024 pelo formulário disponibilizado no Edital, considerando o cronograma retificado.
O critério de seleção e contemplação das vagas ocorrerá por meio da Análise Documental Comprobatória de atuação na Educação Básica das redes públicas das cidades do Estado.
A classificação final e o resultado do processo será publicizado no site da instituição, em ordem decrescente da contemplação das vagas.
Os candidatos que concluírem as atividades receberão certificado emitido pela instituição e com validade em todo o território nacional.