A Universidade Federal da Bahia – UFBA está com inscrições abertas para dois cursos de formação de professores em grau de Licenciatura – Graduação, destinados à formação de profissionais para o magistério. Os cursos de Licenciatura em Educação no Campo e Licenciatura Intercultural Indígena estão selecionando pessoas com ensino médio completo para ingresso em novas turmas.
UFBA abre inscrições para 2 Licenciaturas Gratuitas na Educação:
A UFBA é uma das mais importantes instituições federais no Brasil, contando com cerca de 48 mil estudantes matriculados nos diversos cursos da instituição, além dos cursos de pós-graduação que são importantes ferramentas de desenvolvimento regional.
Os dois cursos ofertam 70 vagas com ingresso no segundo semestre, sendo uma importante oportunidade para quem tem interesse em ingressar no meio do ano e conquistar sua formação inicial com diploma de uma Universidade Federal. Confira detalhes de cada curso.
1. Licenciatura Intercultural indígena
Este curso visa formar profissionais habilitados a atuarem na educação indígena. Conta com habilitação em três áreas: Humanidades; Artes, Linguagens e Literaturas; e Matemática e Ciências da Natureza. São oferecidas vagas, sendo 50% destinadas à indígenas que tenham vínculo com escolas indígenas.
2. Licenciatura em Educação no Campo
Destina-se a candidatos que tenham interesse em conquistar sua formação em ensino superior. O curso tem habilitação em Ciências da Natureza, visando a formação de professores para os anos finais e ensino médio. Para este curso, estão sendo disponibilizadas 30 vagas.
Inscrições para Licenciaturas da UFBA:
As inscrições para os dois cursos ocorrem até o dia 13/06/2024, pelo site: https://ingresso.ufba.br/parfor-equidade
Seleção e classificação:
Os processos seletivos contarão com etapas que serão avaliadas pela Comissão Examinadora constituída para o processo seletivo, seguindo os critérios dos Baremas definidos no certame.
A classificação final de cada curso será anunciada no site da instituição, em ordem decrescente da pontuação.
Demais informações devem ser consultadas diretamente no site da instituição e nos editais publicados.