O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, por meio do Campus Farroupilha anunciou o Edital de Seleção para abertura de inscrições no processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação e Mestrado em Educação Básica com ingresso no ano de 2024.
Mestrado em Educação Básica: IFRS abre 24 vagas com ingresso em 2024
Com 24 vagas para o Mestrado em Educação Básica do IFRS, a instituição anunciou o processo de seleção de candidatos com ensino superior completo que tenham interesse em ingressar na pós-graduação stricto sensu já no primeiro semestre de 2024.
Conheça o programa:
O Curso de Mestrado em Educação Básica tem como proposta qualificar professores graduados que atuam em cargos em instituições escolares com estudos e produção de conhecimentos científicos e profissionais, abordando aspectos relacionados com as metodologias e tecnologias relevantes para o desenvolvimento educacional.
Portanto, o programa destina-se a professores e gestores que atuem na educação e se interessem pela investigação e proposição de mudanças em suas instituições. O curso tem duração total de 2 anos.
O Programa conta com duas Linhas de pesquisa:
O programa conta com duas linhas de pesquisa:
- Políticas Públicas e Inclusão na Educação Básica
- Formação de Professores, Currículos e Práticas Pedagógicas na Educação Básica
Detalhes do Processo Seletivo para o Mestrado em Educação Básica do IFRS:
Para a turma de 2024, estão sendo oferecidas 24 vagas destinadas a graduados. São reservadas vagas para Negros (1), Indígenas (1) e Pessoas com Deficiência (1).
Inscrições iniciam em 2 de janeiro:
As inscrições ocorrem de 2 de janeiro de 2024 a 19 de fevereiro de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 150,00, recolhida por meio de PIX. Cada uma das linhas de pesquisa têm 12 vagas.
Critérios de seleção:
O processo de seleção dos candidatos ocorre por meio de Prova Escrita e Análise do Memorial Descritivo com Defesa Oral. A seleção será realizada conforme o cronograma de seleção.
A classificação será anunciada em ordem decrescente de pontuação, considerando os critérios definidos no Edital.