No mês de março de 2023, diversas instituições de ensino superior no Brasil estão com editais abertos para inscrições em cursos de pós-graduação e especialização gratuitos.
Vale ressaltar que de acordo com a legislação, podem ingressar na pós-graduação candidatos que tenham ensino superior completo em curso de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC. Os cursos aqui elencados são oferecidos pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB.
Confira detalhes do processo seletivo para Cursos de Pós-Graduação EAD gratuitos em 2023:
Os editais somam 1.302 vagas gratuitas para cursos de Especialização gratuitas oferecidas na modalidade a distância.
1. UFU – Universidade Federal de Uberlândia: Pós-Graduação EAD em Gehttps://www.pebsp.com/cursos/especializacao/stão Pública em Saúde
O Edital da UFU – Universidade Federal de Uberlândia definiu os critérios e as regras para a oferta de 150 vagas no curso de Pós-Graduação em Gestão de Saúde com polos nas cidade de Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.
Com duração total de 510 horas, o curso visa formar profissionais da saúde para a administração de serviços de saúde, contemplando os seguintes objetivos específicos:
- Capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos;
- Capacitar profissionais com formação adequada para intervirem na realidade social, política e econômica;
- Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, no âmbito federal, estadual e municipal;
De acordo com o Edital, As vagas disponíveis para o Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde são destinadas a alunos egressos de Cursos de Graduação de longa duração (graduação plena – bacharelados ou licenciaturas) e tecnólogos graduados em nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Inscrições e seleção:
As inscrições ocorrem no site da instituição até o dia 7 de março de 2023. A taxa de inscrição é de R$ 150,00.
Os candidatos serão selecionados por meio de avaliação documental, respeitando os critérios definidos no Edital.
Informações adicionais do curso devem ser consultadas diretamente no site da instituição.
2. UFBA – Universidade Federal da Bahia: Especialização em Gestão Social e Políticas Públicas do Patrimônio Cultural
A Universidade Federal da Bahia – UFBA pelo Edital 06/2023 está com as inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação e Especialização em Gestão Social e Políticas Públicas do Patrimônio Cultural ofertado na modalidade EaD.
O público alvo da especialização são: Agentes Públicos que atuam em secretarias, conselhos, institutos culturais e público em geral que atuam na gestão e/ou patrimônio cultural. A carga horária total é de 360 horas.
São oferecidas 150 vagas distribuídas igualmente nos polos de Euclides da Cunha, Guanambi, Paulo Afonso, Serrinha e Salvador.
Inscrições e seleção:
As inscrições estarão abertas no site da UFBA até o dia 10 de março de 2023.Não há taxa de inscrição.
Os candidatos serão classificados de acordo com a análise curricular e a da Carta de Intenção.
3. UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa: Especialização em Língua e Ensino.
O curso tem como proposta formar profissionais éticos, críticos e criativos, para a melhoria da qualidade da vida humana. Desse modo, o curso colabora com a formação de professores proporcionando-lhes conhecimentos acerca das metodologias e de conteúdos transdisciplinares dos campos de estudo da língua, cultura e do ensino.
São disponibilizadas 162 vagas nos polos de Assaí, Guarapuava, Ibaiti, Palmeira, Pinhão e Ponta Grossa.
Prazos de inscrição da UEPG:
Os candidatos interessados em participar do processo seletivo terão até o dia 16 de março de 2023, pelo site da instituição. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
Os candidatos serão selecionados por Média Aritmética do Histórico Escolar da graduação, classificando os candidatos de acordo com esses critérios.
4. IFMS: Especialização em Estratégias para Conservação da Natureza
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS pelo Edital 016/2023 abriu as inscrições para ingresso de alunos no curso de Pós-Graduação e Especialização em Estratégias para Conservação da Natureza.
Oferecido em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, o curso de Especialização em Estratégias para Conservação da Natureza do IFMS tem como proposta formar especialistas em estratégias para a conservação e proteção da natureza, capacitando-os para a análise e intervenção no território nacional.
São oferecidas 360 vagas nos seguintes polos: Aparecida do Taboado, Bataguassu, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Jardins, Miranda, Porto Murtinho e Rio Brilhante.
As vagas destinam-se prioritariamente a professores da educação básica, sendo permitida as inscrições por demais profissionais que atuem em funções administrativas ou no ensino superior.
Critérios de seleção e prazos da Especialização para professores IFMS:
Os candidatos serão selecionados mediante Sorteio Eletrônico, classificando os candidatos pela ordem sorteada.
As inscrições estarão abertas até o dia 26 de março de 2023, gratuitamente, no site da instituição.
Os candidatos aprovados dentro do número de vagas serão convocados para a efetivação das matrículas, conforme calendário acadêmico.
5. UFVJM – Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri: Especialização em Educação em Direitos Humanos
O edital da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM define os critérios para a oferta de 180 vagas no curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos oferecidos pela UFVJM no ano de 2023 para candidatos que tenham ensino superior completo no ato da matrícula.
O curso tem como proposta formar professores e pesquisadores que entendam os principais aspectos da Educação em Direitos Humanos, promovendo o debate acerca de questões relacionadas às demandas atuais da sociedade.
São oferecidas 180 vagas distribuídas nos polos de Águas Formosas, Araçuaí, Buritis, Capelinha, Carlos Chagas, Itamarandiba, Jaíba, Jequitinhonha, Lagamar, Minas Novas, São João da Ponte, Taiobeiras e Turmalina.
Prazos de inscrição e seleção:
As inscrições ocorrem pelo e-mail definido no Edital até o dia 30 de março de 2023. Não há cobrança de taxa de inscrição.
Os candidatos serão classificados observando-se as etapas do processo de seleção:
- Análise dos Documentos, atribuindo pontuação de acordo com a experiência acadêmica e profissional do candidato.
Os aprovados dentro do número de vagas serão chamados para a realização das matrículas conforme disposto no Edital.
6. IFMA – Instituto Federal do Maranhão: Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica.
O Instituto Federal do Maranhão – IFMA anunciou o Edital 03/2023 destinado ao processo seletivo para admissão de novos alunos no curso de Especialização em Docência para a Educação profissional e tecnológica – DOCENTEPT ofertado na modalidade a distância.
Destinado a graduados com foco em bacharéis e tecnólogos que atuam ou pretendam atuar na Educação Profissional, o curso promove a qualificação para que esses profissionais atuem na Educação Profissional e Tecnológicas nas mais diversas instituições que ofertam essa modalidade.
O curso é a distância e conta com a oferta de 300 vagas gratuitas distribuídas em seis Polos de Apoio Presencial: Caxias, Imperatriz, Nina Rodrigues, Paraibano, São Luís e São João dos Patos.
Prazos de inscrição:
As inscrições ocorrem gratuitamente pelo site da instituição e vão até o dia 13 de março de 2023.
No ato da inscrição o candidato deverá anexar a documentação solicitada no ITEM 8. A seleção dos candidatos se dará pela análise dos títulos informados, conforme ITEM 9.
A classificação dos candidatos se dará em ordem decrescente da pontuação obtida de cada candidato, separados pelo polo de apoio presencial de escolha.
Informações adicionais dos cursos de Pós-Graduação EAD em 2023:
Os cursos são oferecidos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no entanto, apesar de serem oferecidos na modalidade a distância, os cursos podem ter atividades presenciais nos respectivos polos de apoio presencial.