Acesse o resumo do livro Pedagogia do Oprimido – Paulo Freire.
Informações:
Neste livro revolucionário, Paulo Freire esmiúça as relações opressoras de nossa estrutura social e indica os caminhos para o entendimento de uma pedagogia libertadora e progressista, analisando todos os fatores que influenciam o aprendizado. Resumo pedagogia do oprimido
Pedagógica e socialmente engajado, é uma verdadeira lição de cidadania e solidariedade, referência não só na história da educação, mas principalmente na história cultural de nosso paÃs. Escrito em 1968, durante o exÃlio de Paulo Freire no Chile, Pedagogia do Oprimido foi proibido pela ditadura militar e permaneceu inédito no Brasil até 1974. Desde então teve sucessivas reedições e já foi traduzido em mais de 20 paÃses.
Sobre o autor:
Paulo Freire (1921-1997) foi um educador brasileiro, criador do método inovador no ensino da alfabetização, para adultos, trabalhando com palavras geradas a partir da realidade dos alunos. Seu método foi levado para diversos paÃses.
Paulo Freire nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921. Filho de Joaquim TemÃstocles Freire, capitão da PolÃcia Militar e de Edeltrudes Neves Freire morou na cidade do Recife até 1931, quando foi morar no municÃpio vizinho de Jaboatão dos Guararapes, onde permaneceu durante dez anos. Iniciou o curso ginasial no Colégio 14 de Julho, no centro do Recife. Com 13 anos perdeu seu pai e coube a sua mãe a responsabilidade de sustentar todos os 4 filhos. Sem condições de continuar pagando a escola, sua mãe pediu ajuda ao diretor de Colégio Oswaldo Cruz, que lhe concedeu matrÃcula gratuita e o transformou em auxiliar de disciplina, e posteriormente em professor de lÃngua portuguesa.
(FONTE: Ebiografia)
Editora: Paz e Terra
Ano: 2011
Páginas: 256
[pdf-embedder url=”https://www.pebsp.com/wp-content/uploads/2018/12/resumo-pedagogiadooprimido.pdf”]