18 Cursos de Extensão EAD Gratuitos oferecidos pela Universidade de São Paulo em agosto e que estão com inscrições abertas para você aprofundar seus conhecimentos e conquistar uma certificação gratuita.
Os cursos da USP – Universidade de São Paulo são reconhecidos internacionalmente e são uma ótima maneira de dar um UP na sua formação acadêmica. Confira as 18 opções que separamos para você e inscreva-se em pelo menos um deles para começar o mês de agosto com uma formação garantida. Não perca a chance de impulsionar sua carreira com uma educação de qualidade! Inscreva-se agora e invista no seu futuro.
Aprimore sua Formação com 18 Cursos de Extensão EAD da USP oferecidos em agosto e com 1270 Vagas Abertas
Ao todo, os 18 cursos oferecem 1.270 vagas gratuitas e a distância.
1. A Financeirização da Produção Imobiliária no Brasil: Aspectos teóricos e casos concretos
O objetivo é proporcionar uma compreensão crítica da financeirização da produção imobiliária no Brasil, especialmente em áreas metropolitanas como São Paulo. São oferecidas 70 vagas.
2. Cultura Judaica na Idade Média II – Serafad
O objetivo é aproximar o aluno da realidade histórica, social, econômica e jurídica do povo judeu entre os séculos XII e XVIII.
São oferecidas 50 vagas gratuitas em agosto e 100% EAD em um dos cursos mais concorridos.
3. Filosofia e literatura: Schiller leitor do “Meister” de Goethe
O curso explorará a leitura filosófica de Friedrich Schiller sobre o romance “Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister” de Goethe, focando na troca de cartas entre 1794 e 1797 que documentam a criação e publicação da obra. O curso conta com 60 vagas.
4. Formas do teatro alemão e britânico no século XX
Com 80 vagas, este curso abordará as formas do teatro alemão e britânico praticadas e teorizadas ao longo do século XX, com base na obra de Peter Szondi sobre a transição do drama tradicional para o teatro moderno. Analisaremos peças significativas de ambos os contextos para discutir a formação do teatro moderno e político.
5. Introdução à antropologia visual: análise e produção de imagens
Com 60 vagas oferecidas, o curso promove formação de base em antropologia visual, garantindo alicerces teóricos e práticos que fomentem discussões e aprofundamentos no tema.
6. Introdução à literatura contemporânea de autoria negra em Portugal
O curso será realizado na plataforma Google Meet para 80 estudantes e tem como objetivos apresentar a autoria negra contemporânea de Portugal e suas obras, além de contribuir para a ampliação do repertório literário e das questões teóricas pertinentes ao conteúdo. Também busca introduzir reflexões sobre a experiência africana e afrodescendente em Portugal, praticar a leitura colaborativa e coletiva, e promover as atividades do grupo de pesquisa “Afropeans-Port: escritas afropeias em Portugal”, enriquecendo assim o entendimento e a discussão sobre a literatura negra no país.
7. Introdução às línguas indígenas brasileiras
O curso tem 60 vagas e visa introduzir noções básicas sobre o panorama das línguas indígenas brasileiras, destacando aspectos linguísticos dessas línguas. Neste curso, as aulas serão ministradas através da plataforma Google Meet.
8. Introdução às práticas mágicas no Brasil colonial
O curso pretende oferecer um estudo introdutório sobre as práticas mágicas no Brasil durante o período colonial, um tema frequentemente negligenciado nos estudos sobre o Brasil desse período. Ademais, pretende-se proporcionar novas interpretações acerca do universo religioso e cultural brasileiro, contribuindo para um entendimento mais abrangente do tema. A plataforma a ser usada será o Google Meet para 60 cursistas.
9. Linguagem Simples: criando uma comunicação mais acessível – 80 vagas
O objetivo do curso é incentivar a compreensão e participação no movimento de Linguagem Simples, que busca facilitar a leitura de documentos públicos e questionar a linguagem burocrática tradicional, promovendo transparência, acesso e democratização da informação.
10. Literatura e Psicanálise: um diálogo em conversa com a obra de Silvina Ocampo
O curso tem como ponto de partida ensaios freudianos que exploram a conexão entre Psicanálise e Literatura, com o objetivo de ampliar o conhecimento teórico e fornecer instrumentos críticos para a leitura de obras literárias por meio da teoria psicanalítica. A análise se concentrará nos contos da escritora argentina Silvina Ocampo, examinando-os à luz dos conceitos freudianos discutidos durante o curso. São disponibilizadas 80 vagas.
11. O ensino de argumentação e o tratamento da desinformação em sala de aula
O curso tem como meta qualificar a atuação de docentes em formação inicial ou já em serviço, focando no trabalho com argumentação em sala de aula. Buscamos abordar a lacuna entre os documentos oficiais sobre o estudo da argumentação e o combate à desinformação e os avanços teóricos das pesquisas linguísticas e práticas pedagógicas no cotidiano escolar. As aulas serão conduzidas na plataforma Google Meet para 60 estudantes.
12. Paleografia instrumental: exercícios de leitura de manuscritos
O curso tem como objetivo a apresentação de técnicas paleográficas de leitura de manuscritos e a prática de decifração e transcrição de textos em português de diferentes períodos. São 80 vagas gratuitas e EAD.
13. Posicionamento GNSS: Fundamentos e aplicações
O curso oferece 80 vagas e visa promover os conceitos e fundamentos das técnicas de medição, utilizando métodos de posicionamento por satélites GNSS. A plataforma a ser utilizada será o Google Meet.
14. Recepção Clássica no Brasil: o caso de Xenofonte – 80 vagas
O objetivo do curso é discutir a recepção de obras clássicas gregas no Brasil a partir do caso específico do autor Xenofonte de Atenas. Pretende-se apresentar alguns fundamentos da recepção clássica, problematizar seu estudo no contexto brasileiro e discutir como Xenofonte foi lido por Machado de Assis e por autores importantes da historiografia nacional do século XIX. O curso será ministrado à distância, com uso da plataforma Google Meet.
15. Uma leitura de Água funda, de Ruth Guimarães – 60 vagas
Esse curso objetiva ampliar e aprofundar as discussões em torno do romance Água funda, de Ruth Guimarães, leitura obrigatória da FUVEST 2025 e de outros vestibulares do país. As aulas serão ministradas via Google Meet, com apresentação de slides, leituras de trechos do livro e de textos de apoio.
16. Vozes tradutórias: O duelo, de Anton Tchékhov, no Brasil – 80 vagas
O curso analisa as traduções da novela “O duelo”, de Anton Tchékhov, no Brasil, focando nas escolhas linguísticas e estilísticas das tradutoras. O objetivo é oferecer uma visão das diferentes interpretações da obra e destacar a importância da tradução na recepção de Tchékhov no país. A novela, que retrata o embate entre Ivan Laiévski e Von Koren, será discutida em quatro encontros síncronos pelo Google Meet.
17. Explorando Fronteiras: desafios e perspectivas da IA no ensino de línguas – remoto
O curso aborda a inteligência artificial (IA) no ensino de línguas, discutindo desafios e oportunidades, como a personalização do aprendizado. Os participantes experimentarão ferramentas de IA em atividades práticas e refletirão criticamente sobre suas limitações e implicações sociais e pedagógicas. São disponibilizadas 50 vagas.
18. O Migrante e o Hóspede: uma introdução à Antropologia Política do cosmopolitanismo – 100 vagas
O curso visa introduzir discussões sobre hospitalidade na antropologia, especialmente na antropologia política, considerando também a influência da literatura filosófica e teórico-política. As aulas ocorrerão no Google Meet, com textos disponíveis no Google Drive, e os links de acesso serão enviados por e-mail antes do início do curso.
Cursos EAD de Agosto da USP abrem milhares de vagas:
Iniciar um curso de extensão na USP é a certeza da ampliação de oportunidades profissionais! Com a qualidade acadêmica reconhecida da Universidade de São Paulo, você adquire conhecimentos especializados e recebe um certificado que valoriza seu currículo.
A seleção de todas as opções é por meio de sorteio eletrônico, que contemplará os candidatos dentro do número de vagas. As demais informações devem ser consultadas diretamente no site da instituição.